Campanha do Agasalho UFMS 2025 arrecada mais de 1,2 mil roupas, calçados e cobertores

Na tarde desta terça-feira, 17, foram realizadas as doações da Campanha do Agasalho 2025 da UFMS, na Sala Verde da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade, com a presença de professores, técnicos-administrativos, pró-reitores e diretores de unidades. A iniciativa arrecadou, em todos os câmpus, cerca de 1,2 mil itens, entre agasalhos, roupas, calçados e cobertores, como parte da campanha Eu Respeito. As peças foram entregues ao Instituto Atos de Amor, entidade que realiza trabalho social em Campo Grande e está cadastrada no edital de instituições para recebimento de arrecadações em projetos e ações institucionais.

O vice-reitor Albert Schiaveto ressaltou o impacto social da campanha. “Essa campanha do agasalho vem trazendo e resgatando isso na nossa comunidade, a solidariedade com as outras pessoas. Estamos iniciando o inverno, é importante essa participação nossa para ajudar pessoas. Desde crianças até pessoas de mais idade, da terceira idade, 60+, que estão precisando de um agasalho para passarem por esse inverno e roupas também para usarem no dia a dia. Eu queria agradecer a toda a nossa comunidade que fez a sua doação para que pudéssemos aqui nessa cerimônia entregarmos à Instituição Atos de Amor o que foi arrecadado nesses tempos, nesses últimos meses”, disse.

A pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol, reforçou que a campanha expressa o compromisso da UFMS com a cidadania. “É um ato de amor, é um ato de solidariedade, é um ato de cidadania. Quando nós começamos a campanha, envolvemos toda a comunidade acadêmica, o engajamento, as pessoas participaram. Nós temos a certeza que a nossa Instituição está cumprindo com a sua missão de ser uma Universidade cada dia melhor, cada dia mais humana, cada dia mais inovadora, cada dia mais sustentável, cada dia mais inclusiva. A nossa ideia é que nós possamos contemplar mais e mais instituições em outras campanhas. E isso, para nós podermos atender, é motivo de muita satisfação, deixa a gente com um sentimento que estamos fazendo bem para outras pessoas”, falou.

A coordenadora do Instituto Atos de Amor, Alice Lopes, agradeceu à UFMS pela parceria. “Nós estamos muito felizes e muito gratos por poder participar e receber essas doações da Campanha do Agasalho da UFMS. Essas doações vão fazer total diferença e toda diferença na vida de muitas pessoas, de famílias em situação de vulnerabilidade e dos nossos usuários que nós atendemos nos nossos projetos sociais”, afirmou.

Institutos Atos de Amor

Criada em 15 de março de 2012, a instituição desenvolve projetos socioeducacionais e humanitários com foco na garantia de direitos básicos para crianças, adolescentes, famílias em situação de vulnerabilidade e pessoas em situação de rua. As ações incluem acesso à alimentação, lazer, esporte, cultura, qualificação profissional e fortalecimento da dignidade humana. A entidade também investe em iniciativas culturais e educativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Texto: Lúcia Santos 

Fotos: Lúcia Santos e Alíria Aristides