Atletas da UFMS alcançam ótimos resultados nos Jogos Universitários

Os atletas da UFMS conseguiram ótimos resultados em três das quatro modalidades esportivas dos Jogos Universitários de Mato Grosso do Sul (JUMS), realizados de 10 a 13 de maio em Campo Grande. As equipes ficaram em primeiro lugar na modalidade handebol feminino, segundo lugar no voleibol masculino, terceiro no handebol masculino e quarto no futsal masculino.

De acordo com o Coordenador de Cultura e Esporte, Júnior Vagner Pereira da Silva, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), o resultado positivo no JUMS é fruto do incentivo ao esporte universitário. “Temos o esporte como temática de elevada importância na agenda administrativa e não medimos esforços para criar condições adequadas para democratização do acesso ao esporte de lazer e melhor preparação das equipes que representam a Universidade em competições”, enfatizou.

Desde o mês passado, os atletas da Instituição dispõem de financiamento para participar de eventos esportivos regionais e nacionais. Aos graduandos que representam a UFMS em eventos esportivos externos é disponibilizado o valor de R$ 1.000,00. Para os graduandos que participam de eventos promovidos pela Proece o valor é de R$ 1.000,00 e R$ R$ 6.000,00 por participação individual e coletiva, respectivamente.

Em 2017, cerca de R$ 3 milhões foram captados junto ao Ministério do Esporte para serem investidos no esporte de lazer.

A participação da UFMS em competições estimula a prática do esporte e faz com que os alunos se interessem em representa-la. “Como acadêmico da UFMS, acho importantíssimo a instituição participar de várias competições esportivas, principalmente dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) que tem o maior número de modalidades. Acaba sendo uma vitrine não só para os alunos, mas também para a Universidade”, afirma o estudante de Jornalismo Jonatan Cavalcanti, que jogou no time de futsal.