Arraiá UFMS 2025 terá atrações musicais e comidas típicas de 15 a 29 de agosto

Todos os câmpus da Universidade estarão em festa de 15 a 29 de agosto. O tradicional Arraiá UFMS é realizado desde 2017 e celebra a volta às aulas do segundo semestre letivo, com atrações musicais, comidas típicas, quadrilhas e brincadeiras. O evento é gratuito, aberto ao público e integra a programação da campanha Eu Respeito.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Lia Brambilla, revela que o evento é uma porta de entrada calorosa para o semestre, reforça laços e estimula a convivência entre diferentes áreas e gerações. “O Arraiá UFMS 2025, já consolidado no calendário institucional, é mais do que uma festa junina: é um momento de reencontro e acolhimento. Ele reúne estudantes, docentes, técnicos e a comunidade externa em um ambiente de celebração cultural e convívio social, fortalecendo o sentimento de pertencimento à Universidade. A proposta é criar um espaço descontraído, com música, dança, gastronomia típica e apresentações artísticas, que facilite a integração entre os que estão chegando agora e os que já fazem parte da UFMS”, explica.

Cada câmpus realiza a festa à sua maneira, por meio da criação de comissões organizadoras locais. As barracas de comidas e brincadeiras foram disponibilizadas, por meio de edital específico, para estudantes, servidores e participantes da Universidade Aberta à Pessoa Idosa interessados em comercializar os produtos.

“É uma oportunidade de viver nossa cultura, fortalecer a amizade e celebrar juntos o início de mais um semestre. Vista seu traje caipira, traga sua alegria e venha prestigiar as atrações, saborear comidas típicas e compartilhar momentos especiais conosco. Afinal, na UFMS, o arraiá é de todos e para todos”, convida Lia.

Programação

Na Cidade Universitária, a festa ocorrerá na sexta-feira, 15, a partir das 18h, no Mercado Escola da UFMS, ao lado do Ginásio Moreninho. As associações atléticas, centro acadêmicos, empresas juniores, ligas acadêmicas, cooperativas e integrantes de projetos de esporte selecionados irão comercializar pastel, arroz carreteiro, espetinho, caldos, cachorro quente, hambúrguer, pipoca, milho, pamonha, curau, sopa paraguaia, choripan, bolos, arroz doce, maçã do amor e brigadeiro.

O evento será animado pela cantora e estudante do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia Ivi Rondon e pelo grupo de forró Flor de Pequi. Premiada em festivais de música, Ivi toca viola caipira desde os 7 anos e violão desde os 9. Aos 13, começou a compor e, a partir de então, fez participações em programas de televisão e em shows de artistas reconhecidos, como Almir Sater, Michel Teló, Loubet, João Bosco e Vinícius, João Neto e Frederico, Maiara e Maraisa, Marcos e Belutti, Munhoz e Mariano, Mayck e Lyan, entre outros. Já a banda de forró de Campo Grande, composta por instrumentistas de zabumba, acordeom, triângulo, violão de sete cordas e violino, difunde o gênero no cenário sul-mato-grossense, com um repertório que inclui MPB, jazz e música regional.

“Com essas duas atrações, queremos que a festa ofereça a cultura popular tradicional, com um pouco da musicalidade do Centro-Oeste e também do Nordeste, criando um clima de Arraiá, onde as pessoas reconheçam por meio das músicas características que envolvem os festejos juninos e a brasilidade presente, tanto nas comidas típicas, na decoração, na animação que essa festa proporciona. Afinal, o Arraiá é um dos festejos mais comemorados e aguardados no nosso país”, expressa a diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Proece, Rozana Valentim.

O Câmpus da UFMS de Três Lagoas reunirá a comunidade universitária no dia 20, com apresentações de Maringá Borgert e Banda.

Em seguida, será a vez dos Câmpus da UFMS de Coxim (CPCX), de Naviraí (CPNV), de Paranaíba (CPar) e do Pantanal (CPan), que recebem a programação na sexta-feira, 22. No CPCX, a festa começa às 19h, na Praça Zacarias Mourão, localizada no Centro, com participação do Grupo Expresso Batidão. No CPNV, a atração principal será a Banda Terra Seca. No CPar, o evento será no Centro de Eventos Carnaíba, situado na Avenida Major Francisco Faustino Dias, no Centro, a partir das 19h. Já no CPan, o início está previsto para às 18h no estacionamento da Unidade 2 e haverá show de Sullyvan e Pedro Ivo.

No Câmpus da UFMS de Ponta Porã, o Arraiá será realizado no dia 26. Os Câmpus da UFMS de Aquidauana (CPaq), de Chapadão do Sul (CPCS) e de Nova Andradina (CPNA) encerram o mês, com eventos no dia 29. As festas serão animadas por um concurso de quadrilhas e festival de prêmios no CPaq e pelos cantores Cristiano Buzzo, no CPCS, e Fabio e Murilo, no CPNA.

 

 

Texto: Thalia Zortéa