Aplicativo Expert UFMS está disponível gratuitamente

Com o objetivo de promover ainda mais interações entre integrantes da Universidade e de instituições públicas e privadas no que tange a pesquisas científicas e tecnológicas, um grupo de pesquisadores desenvolveu o Expert UFMS. O aplicativo já está disponível gratuitamente para a plataforma Android neste link.

De acordo com o gestor do Núcleo de Inovação Tecnológica da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova) Guilherme Castro o intuito foi tornar conhecidas as especialidades de conhecimentos da UFMS. “As informações podem contribuir para a realização de parcerias interinstitucionais e para uma maior interação entre os próprios pesquisadores da Universidade, propiciando pesquisas multiáreas”, afirmou.

No Expert UFMS, os interessados podem consultar dados como os cursos da Instituição, os pesquisadores, seus projetos e suas áreas de atuação, as tecnologias com registro de patentes, os softwares desenvolvidos na Universidade e a localização dos laboratórios de pesquisa em todos os câmpus. Ainda segundo Guilherme as informações disponibilizadas provêm de plataformas públicas como os sistemas da própria UFMS, a plataforma Lattes e o sistema de mapas e localização do Google, entre outros.

Foto: Silvana Duarte

O Expert UFMS foi desenvolvido com o apoio da equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Aginova) e da Fábrica de Software da Faculdade de Computação (Facom). Além de Guilherme, atuaram como desenvolvedores os acadêmicos Mateus Gabi Moreira e Pedro Henrique de Moraes, de Engenharia da Computação; e Tariel Barros Morita, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Para o Expert UFMS Já foi solicitado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o registro de programa de computador e registro de marca (915133407), todos de propriedade da Instituição.

Por enquanto o aplicativo está disponível para a plataforma Android, futuramente poderão ser criadas versões IOS e web, por meio de novas parcerias.

Texto e foto da capa: Ariane Comineti