Nesta sexta-feira, 12, 359 concluintes do Instituto de Física (Infi) e das faculdades de Artes, Letras e Comunicação (Faalc); Direito (Fadir); Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng); e de Ciências Humanas (Fach) colaram grau em cerimônia no Ginásio Moreninho, na UFMS de Campo Grande. Centenas de familiares, amigos, professores e técnicos-administrativos prestigiaram a realização do sonho dos formandos de 22 cursos de graduação. A solenidade foi transmitida ao vivo no canal da TV UFMS.
Entre os cursos que colaram grau estão Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais (bacharelado e licenciatura), Audiovisual, Ciências Sociais, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Física, Filosofia, Física (bacharelado e licenciatura), Geografia, História (bacharelado e licenciatura), Jornalismo, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Música e Psicologia.
A reitora Camila Ítavo agradeceu a todos que colaboraram para a realização das cerimônias de colação de grau da UFMS de Campo Grande. “A gente perde, muitas vezes, a dimensão da magnitude que é a nossa Universidade, que nasceu em 1962, ainda quando Mato Grosso era uno. Começa com dois cursos, Farmácia e Odontologia e, hoje, temos quase 140 cursos de graduação, 80 cursos de mestrado e doutorado, fora as atividades infinitas de ensino, pesquisa, extensão e tecnologia. Por que estou falando isso? Porque, em nome dessa equipe maravilhosa, quero que entendam a grandeza e, principalmente, que vocês defendam a universidade pública, a universidade federal. Hoje, o Brasil tem 69 federais e a UFMS se constituiu como uma as melhores do país. Temos que agradecer aos professores, técnicos, a cada um de vocês pela confiança, ao povo do nosso Estado, porque vivemos por meio dos impostos que cada um de nós paga. O que nós ofertamos é a educação pública, um serviço previsto na Constituição e de alta qualidade. Nós trabalhamos muito. Tudo que está aqui foi feito por nossas mãos. Do momento que vocês entram na Universidade até hoje, quando nos despedimos de vocês, tudo é pensado em prol de vocês. Quero agradecer aos gestores, diretores, coordenadores, Núcleo Docente Estruturante, toda a equipe técnica, porque vocês são os melhores que poderíamos ter. Vocês não têm medo de desafios, vocês aceitam desafios e estamos inovando mais do que qualquer universidade brasileira. Tenho certeza que vamos colher os frutos desse esforço coletivo”, afirmou.
Durante a solenidade, o diretor da Fadir, Fernando Nogueira, celebrou a conquista dos formandos e ressaltou o papel da UFMS. “Quem planta dedicação, quem planta empenho, colhe sucesso. Os nossos formandos são sucesso, porque estão se formando em uma das melhores universidades do Brasil, uma universidade pública e inclusiva. Eu peço que vocês representem a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em cada profissão que escolheram. Nós temos o orgulho de estar formando hoje 359 estudantes, que agora são profissionais. É um orgulho trabalhar aqui, é um orgulho viver aqui. Parabéns aos nossos irmãos, parabéns aos familiares, parabéns a toda a estrutura da UFMS”, enfatizou.
A professora da Faalc Simone Rocha de Abreu também foi uma das paraninfas. “Hoje é uma noite muito feliz para vocês, para mim e para todos os presentes. Foram anos de curso de graduação em que vocês puderam experimentar, acertar, errar, corrigir rotas e demonstraram garra e determinação para vencer desafios. Enfrentaram estágios, trabalhos em equipe, fizeram pesquisas e, hoje, começam uma nova etapa. Ao encerrar a vida de estudante, começam a vida de profissionais. Comemorem a conclusão da graduação. Toda vitória deve ser comemorada, pois é da lembrança dessas comemorações que muitas vezes tiramos a força para as próximas batalhas. Nesse momento, é importante lembrar que a formação que receberam aqui na UFMS foi de excelência. Gente bem formada não é aquela que sabe todas as respostas, mas é quem sabe perguntar de novo. E seguir, mesmo com medo, mesmo sem mapa. Porque os desafios não se vencem à distância. Eles se atravessam, passo a passo. Portanto, se joguem na vida”, aconselhou.
A bacharel em Arquitetura e Urbanismo Isabella Araújo da Silva enfatizou a trajetória acadêmica marcada por desafios, superações e conquistas. “Celebramos o fim de mais um ciclo. E, apesar de cada curso ter histórias únicas, lembro da Arquitetura: das noites viradas em frente ao computador, que parecia que ia decolar de tanto barulho. Hoje, olhando para nós, vejo o resultado de tudo isso: pessoas que não só estudaram, mas cresceram, persistiram, mudaram, se reinventaram e, principalmente, permaneceram. […] Agora, com esse diploma na mão, fica claro que a formatura não é o fim do caminho. É apenas o começo”, compartilhou.
Ao final da cerimônia, os formandos com maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico de cada curso receberam menções honrosas, concedidas pelo Conselho Universitário.
Confira
As cerimônias de colação de grau seguem ao longo do mês. As próximas solenidades ocorrem amanhã, às 9h30 e às 19h, na UFMS de Campo Grande, e continuam, no dia 15, na UFMS do Pantanal, com três sessões: 9h30, 14h e 19h. Já no dia 16, a celebração será na UFMS de Aquidauana. Encerrando o calendário do segundo semestre de 2025, os formandos da UFMS de Três Lagoas colam grau no dia 17, às 14h e às 19h.
Texto: Vanessa Amin e Lúcia Santos
Fotos: Heloísa Garcia e Thalia Zortéa














































































































































































































