Os acadêmicos dos cursos de graduação da UFMS selecionados para a realização do Enade 2018 devem preencher o cadastro de concluintes no Portal do Inep. O aluno não inscrito ou ausente no processo ficará irregular perante a Universidade e, enquanto a situação não for resolvida, a colação de grau estará suspensa. Também está aberto o período para solicitação de atendimento específico e especializado. Já a solicitação de atendimento por nome social estará disponível a partir do dia 4 de setembro.
Foram selecionados dez cursos da Universidade para a prova deste ano: Administração, Administração Pública EaD, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Direito, Psicologia e Turismo; e Tecnologia em Gestão Financeira e Processos Gerenciais.
Devem fazer a avaliação, os acadêmicos bacharéis com 80% ou mais de carga horária cumprida até 31 de agosto, ou que sejam concluintes até julho de 2019. Já os estudantes em tecnólogos precisam ter aproveitamento de 75% ou mais de carga horária cumprida também até o dia 31 deste mês, ou com expectativa de concluir até dezembro.
O período para que os alunos cadastrados respondam ao Questionário do Estudante começa em 3 de setembro. Neste ano, a prova do Enade será realizada no dia 25 de novembro.
Orientações de Cadastro –
Para que o cadastramento seja efetivado, o aluno deve acessar o Sistema Enade, selecionar o campo “Primeiro acesso estudante”, preencher as informações com os dados pessoais solicitados. Em seguida, o estudante vai receber um e-mail de autenticação, com o passaporte para acesso ao campo “Autenticação no Enade”, no mesmo Sistema. O aluno será redirecionado para a criação de uma nova senha, que será permanente.
“Por que eu preciso fazer o Enade?”
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é aplicado de três em três anos, para diferentes grupos de cursos, e avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação concluintes, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.
Os resultados do Enade, e as respostas do Questionário do Estudante são elementos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior, que indicam a qualidade dos cursos e das instituições do país, posteriormente utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.
Texto: Paula Navarro (Estagiária de Jornalismo)
