Ação beneficia servidores dos câmpus e promove mais cuidado em relação à saúde ocupacional

A UFMS, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), avançou em uma importante ação voltada à valorização e ao cuidado com seus servidores: a realização de perícias singulares e juntas médicas diretamente no local de trabalho. Antes concentradas apenas em Campo Grande, essas avaliações exigiam que servidores lotados nos câmpus se deslocassem até a Cidade Universitária, enfrentando tempo de viagem e desgaste pessoal.

Com a nova estratégia, viabilizada por contrato firmado com o Serviço Social da Indústria (Sesi) para disponibilização de profissionais médicos, a Instituição garante mais acessibilidade e qualidade no atendimento. Em Três Lagoas, a realização das juntas médicas já é uma realidade. “A busca por uma empresa especializada foi motivada pela elevada e crescente demanda relacionada às solicitações de adicionais de insalubridade, somada à necessidade de ampliar o número de médicos peritos da UFMS, que em 2023 contava com apenas dois profissionais em seu quadro para atendimentos diversos”, explica a diretora de Atenção ao Servidor (Dias) da Progep, Elaine Sarti.

“Com a celebração do contrato com o Sesi, tornou-se possível atender de imediato as demandas represadas tanto nas avaliações de adicionais ocupacionais quanto nas perícias singulares. A escolha do Sesi também se justifica pela experiência prévia da instituição junto à UFMS, uma vez que já havia prestado serviços na elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, entre 2021 e 2022. Diante da singularidade das demandas institucionais, o Sesi apresentou proposta técnica e operacional compatível com as necessidades da Universidade e com potencial de cobertura integral”, acrescenta Elaine.

Segundo ela, a próxima etapa será no Câmpus da UFMS do Pantanal (CPan), onde em breve também será iniciado o atendimento local aos servidores. “Quanto às avaliações por junta médica no CPan, o Sesi encontra-se em fase final de credenciamento de um médico em Corumbá, seguindo suas tramitações internas. A previsão é de que os atendimentos por junta médica tenham início em novembro”, explica. “Em relação aos demais câmpus da UFMS, o processo de credenciamento de profissionais para realização das juntas médicas depende de trâmites internos da empresa contratada”, esclarece.

“As demais sete unidades da UFMS já estão em fase de negociação para implementação do serviço, reforçando o compromisso de que todos os câmpus possam, em breve, oferecer juntas médicas aos seus servidores. Vale destacar que, atualmente, em todas as unidades da UFMS, as avaliações adicionais ocupacionais e as perícias singulares já estão sendo realizadas por médico perito contratado pelo Sesi, assegurando não apenas que os servidores não precisem se deslocar até a Cidade Universitária, mas também que a demanda seja atendida de forma regular, sem gerar filas de espera ou acúmulo de processos”, fala.

Por exemplo, no CPTL, desde o início da vigência do contrato, já foram realizados 17 laudos de insalubridade, 140 perícias singulares e nove atendimentos de junta médica. “Os atendimentos são realizados nessas três frentes principais: adicionais ocupacionais, perícias singulares e perícias por junta médica. As avaliações referentes a adicionais ocupacionais e perícias singulares vêm sendo executadas desde janeiro de 2024, início da vigência contratual. Já os atendimentos de perícia por junta médica, de natureza mais complexa, tiveram início em 2025”, diz Elaine.

“Essa mudança implica maior comodidade, economia de tempo e redução de custos, além de favorecer um acompanhamento mais ágil e humanizado dos casos. A parceria com o Sesi garante atendimentos técnicos de excelência e reforça o compromisso da Universidade com o bem-estar e a valorização de seus servidores”, afirma o diretor em exercício do CPTL, Michel Fontes.

De acordo com o diretor, a ação foi muito bem recebida pelos técnicos-administrativos e professores. “Do ponto de vista da gestão, a iniciativa contribui para o aprimoramento dos processos administrativos, tornando-os mais eficientes e descentralizados, ao mesmo tempo em que fortalece as relações institucionais e a capacidade do Câmpus em oferecer soluções integradas às necessidades locais de sua comunidade”, ressalta.

“A medida reflete o compromisso da UFMS em reconhecer as especificidades das dez unidades distribuídas pelo Estado, fortalecendo a política de proximidade e valorização de quem constrói diariamente a Universidade. Essa iniciativa é fruto do trabalho contínuo da Secretaria de Saúde Laboral, da Dias e da Progep em buscar soluções mais humanas, inclusivas e eficazes, assegurando que os servidores recebam o cuidado necessário sem se afastar de suas atividades ou de suas cidades de origem”, destaca Elaine.

Saiba mais

Os servidores que precisam abrir processo para realização dos adicionais ocupacionais e perícias regulares devem fazer via Requerimento Único na página da Progep, pelo aplicativo Sou Gov ou diretamente via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Os que optarem pela página da Progep podem fazer o procedimento para requerer adicionais ocupacionais nesse link e perícias singulares neste link. “Esses canais consolidam as orientações atualizadas e garantem padronização, rastreabilidade e agilidade no atendimento aos servidores”, finaliza a diretora da Dias.

Texto: Vanessa Amin