Acadêmicos desenvolvem aplicativo com informações sobre a UFMS

Durante a tarde de quinta-feira (08/11) do Integra, foi apresentado o “Expert”, aplicativo inédito que vai otimizar a busca por informações dos cursos e docentes da UFMS. O “Expert” está passando pelos últimos ajustes e ficará disponível para uso a partir de dezembro. A ferramenta foi desenvolvida por acadêmicos da Faculdade de Computação (Facom), em parceria com a Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova) da Universidade.

O aplicativo é fruto do projeto de Aprimoramento do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFMS, financiado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundect). Tem como objetivo mapear e fornecer ao usuário, de forma prática, informações importantes sobre cursos, docentes, pesquisadores e laboratórios da Universidade. “Nosso objetivo inicial foi produzir algo enxuto, que pudesse atender a maior parte dos nossos usuários. O principal desafio foi reunir informações de vários sistemas e saber se estavam atualizadas”, explica o acadêmico do curso de Engenharia de Software, Mateus Gabi.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e do projeto, Gilherme Castro, a ferramenta está interligada a bancos de dados já existentes e possui um sistema de atualização em tempo real. “Essa ferramenta é importante porque vai fornecer dados sobre os cursos, o currículo lattes dos pesquisadores. Quem tem interesse em cursar aqui, vai poder usar o “Expert” e ter todas as informações necessárias. A plataforma vai até mesmo facilitar na hora de fazer a matrícula”, explica.

O aplicativo começou a ser desenvolvido em agosto deste ano. Com a realização do Integra UFMS 2018, o grupo decidiu fazer o pré-lançamento e dar uma prévia de como o sistema auxiliará na obtenção das informações. “A produção começou em agosto, com três estagiários, alunos da Facom. Nós propomos esse desafio para eles e já estão finalizando”, comenta o coordenador do projeto.

Os responsáveis pela elaboração dessa ferramenta foram os acadêmicos Mateus Gabi e Pedro Henrique, do curso de Engenharia de Software, Tariel Morita, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e o coordenador Gilherme Castro. O “Expert estará disponível, a partir de dezembro, para os sistemas Android e iOS, e poderá ser baixado gratuitamente. Para que sejam viáveis as atualizações futuras, a equipe firmará parceria com a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFMS (Agetic).

Texto: Paula  Navarro (estagiária de Jornalismo)