Acadêmicos de Turismo visitaram Bodoquena

Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro alunos do curso de Turismo da Escola de Administração e Negócios (ESAN/UFMS) estiveram no município de Bodoquena (MS). O objetivo foi conhecer a cidade e o turismo local e realizar atividades que proporcionam conhecimentos práticos relacionados às aulas teóricas das disciplinas de Turismo em Áreas Naturais e Planejamento e Organização do Turismo.

A visita técnica foi orientada pela professora Priscila Varges da Silva e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Cultura e Desenvolvimento de Bodoquena; da servidora Eliane Cristina Brunhera; e do professor Alessandro Gustavo Souza Arruda.

Bodoquena é um destino de ecoturismo que tem ganhado destaque em Mato Grosso do Sul, consistindo em um propício estudo de caso para os futuros planejadores do turismo. O planejamento do turismo em áreas naturais é uma das competências do turismólogo, logo, a análise do desenvolvimento do ecoturismo no estado é de fundamental importância para a formação acadêmica.

Na cidade os alunos foram recebidos pelos gestores do Balneário Betione, Cachoeiras da Serra da Bodoquena e Refúgio Canaã e puderam conhecer detalhadamente o funcionamento de cada atrativo. Puderam também levantar informações sobre seus temas de pesquisa: natureza e turismo, ecoturismo, impactos do turismo, o uso de internet e a conexão do turista com a natureza e o papel do ecoturismo na sensibilização ambiental.

Fonte: ESAN