Abertura oficial do Integra UFMS 2018 é realizada no Moreninho

A cerimônia de abertura do integra UFMS 2018 foi realizada na manhã de hoje, dia 5, no Ginásio Moreninho. Diversas autoridades estiveram presentes para celebrar o início do maior evento científico de Mato Grosso do Sul.

O Integra UFMS tem o objetivo de ser um espaço de visibilidade para a divulgação dos trabalhos dos programas institucionais da Universidade e de maximizar o compartilhamento entre as áreas de conhecimento, com enfoque no Ensino, Pesquisa e Extensão.

O reitor Marcelo Turine ressalta que o evento recebe membros da comunidade externa, como escolas do Ensino Fundamental e Médio, ação que promove o contato direto entre o meio acadêmico e a comunidade externa.

De acordo com ele, é importante que essa interação aconteça, pois as universidades são responsáveis por grandes avanços no cotidiano. “Aqui é onde ocorre a geração de conhecimento para transformar a sociedade, criar máquinas, estruturas e equipamentos, e é nesse espaço da Ciência e da Universidade que os nossos professores e os nossos alunos criam essas ideias e as colocam em prática para poderem mudar o nosso dia a dia”, afirma.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, explica que um dos desafios atuais é disseminar o conhecimento desenvolvido no ensino superior. “A grande discussão que temos hoje é de como levar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação, o conhecimento que está dentro da universidade, para fora dela. É fundamental que a UFMS se proponha a fazer trabalhos nessa dimensão, pro estado inteiro, para que a gente consiga desenvolver a ciência, a tecnologia e o fundamental: a educação”.

Empreendedorismo

Grande parte das atividades científico-culturais programadas para esta edição do Integra estão voltadas para o empreendedorismo, inclusive com a presença das Empresas Juniores. Para o superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, é importante que um evento acadêmico ofereça alternativas ao mercado de trabalho. “É importante mostrar para o jovem que nós temos a oportunidade de trabalhar por conta própria, de empreender, e eu acredito que esse seja o momento de fazermos isso, no Brasil e no mundo”, declara.

SBPC

Em 2019 a UFMS sediará a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), evento nacional de grande importância no meio acadêmico. Para receber o SBPC da melhor maneira possível, o Integra está servindo como um “evento preparatório”, onde os acertos serão aprimorados e os erros serão reparados.

Também estiveram presentes na cerimônia o representante da SBPC, Paulo Roberto Hofmann; a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre; o secretário de Governo e Relações Internacionais, Antônio Cezar Lacerda Alues; o reitor do Instituto Federal de  Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul,  Luiz Staszczak; o diretor presidente da Fundect, Marcio de Araújo Pereira; o tenente coronel da Polícia Militar, Ednilson Queiroz; a analista de educação do Sesi, Glaucia Campos; o secretário executivo da Fapec, Oswaldo Nunes Nogueira e o professor Ivo Leite, coordenador da organização geral do Integra UFMS 2018.

Texto: Leticia Bueno