As inscrições de atividades científicas e culturais para realização durante o Integra UFMS 2025 e a 17ª Feira de Tecnologia, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS) vão até 5 de outubro, por meio deste formulário. Já as inscrições para interessados em atuar como avaliador no Integra UFMS 2025 vão até 21 de outubro, no Sistema de Avaliação de Feiras e Eventos Científicos (Safec).
Para o coordenador do Integra UFMS 2025 e diretor de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Filipe Quevedo, quando a comunidade participa da composição da programação, as atividades refletem de forma mais fiel a diversidade de interesses, experiências e áreas de atuação da Universidade. “O resultado é uma agenda mais rica, que contempla diferentes perspectivas e estimula diálogos interdisciplinares. Além disso, ao abrir espaço para que diferentes atores proponham palestras, oficinas e minicursos, surgem temas atuais, criativos e conectados às demandas da sociedade. Isso fortalece a relevância do Integra como o maior evento científico e cultural de Mato Grosso do Sul, consolidando-o como um espaço de troca, formação e integração”, explica.
Podem ser inscritas propostas de mesas-redondas, minicursos, oficinas, palestras e rodas de conversa. Podem enviar propostas professores e estudantes da UFMS e também membros externos à comunidade universitária, desde que, nestes dois últimos casos, haja na equipe um servidor da Universidade como responsável. As ações aprovadas deverão ser realizadas entre 20 e 24 de outubro.
Mais informações sobre a seleção de propostas podem ser acessadas no edital ou na página do Integra UFMS 2025.
Avaliação
O coordenador do evento destaca que os avaliadores são essenciais para assegurar a qualidade e a credibilidade do Integra UFMS 2025. “Suas análises e comentários ajudam os estudantes e pesquisadores a aprimorarem seus projetos e apresentações, promovendo rigor acadêmico e incentivando a produção de conhecimento com impacto social”, aponta.
Ao atuar como avaliador, o participante contribui diretamente para o maior evento científico de Mato Grosso do Sul, tem a oportunidade de conhecer projetos inovadores, ampliar sua rede de contatos e fortalecer sua experiência acadêmica e profissional. “Cada trabalho avaliado garante a emissão de certificado de avaliador”, destaca Quevedo.
Podem inscrever-se pessoas com nível superior completo, incluindo docentes, técnicos-administrativos, estudantes de pós-graduação e profissionais externos. O cadastro e a manifestação de interesse acontecem on-line pelo sistema Safec, mas a avaliação dos projetos ocorre somente no evento. A avaliação será realizada exclusivamente de forma presencial, durante as sessões do evento nos dias 22 e 23 de outubro.
Mais informações sobre como tornar-se avaliador podem ser acessadas na página do Integra UFMS 2025.
Texto: Ariane Comineti
