Reitor participa de 4º Confap

confap-57

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, e o reitor da UFMS, Marcelo Turine, participaram hoje da abertura da quarta edição da reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que está sendo realizada hoje e amanhã pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect).

O Confap é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa em prol do desenvolvimento e competitividade dos estados.

Anfitrião do Confap, Marcelo Turine ressaltou que os impactos sociais e econômicos da ciência, tecnologia e inovação entrarão novamente na pauta das discussões da reunião que acontecerá  no Mato Grosso do Sul. “Durante as reuniões, surgem oportunidade para que as FAPs dialoguem entre si e que possam estabelecer estratégias de política nacional entre elas, com o Governo Federal e outros agentes nacionais como empresas e agentes internacionais de fomento à pesquisa e desenvolvimento científico”, completou.

Em sua fala de abertura, o presidente do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), Sergio Gargioni defendeu que investir em pesquisa científica é a saída do Brasil para crise. “O conhecimento é o único caminho para sairmos dessa crise momentânea”.

Gargioni demonstrou na prática como a ciência pode transformar uma economia ao falar sobre um projeto que está sendo desenvolvido em Santa Catarina, cujo foco é a criação de empresas com base no conhecimento, as chamadas Starups. Segundo o presidente do CONFAP “Mesmo as indústrias tradicionais precisam da tecnologia para se manter competitivas”.

Mário Neto Borges, presidente do CNPq, também defendeu a ciência como ponto decisivo para o crescimento econômico. “Com pesquisa transformamos recurso em conhecimento, com inovação, transformamos conhecimento em riqueza. Esse é o grande pilar da ciência que deve nortear nosso crescimento econômico”, ressaltou.

O evento reuniu presidentes de Fundações de Pesquisa, Ciência e Tecnologia de 25 estados do país mais o Distrito Federal, além de representantes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, como CNPq, FINEP e Capes.

A atividade do Confap ocorrerá em paralelo a Rota do Desenvolvimento/PROPEQ em Mato Grosso do Sul, e com a realização também de dois Workshops: Comunicação Científica do CONFAP e da Rede de FAPs que utilizam o SIGFAP – Sistema de Informação e Gestão de Projetos.

Hoje, às 19h, o governador Reinaldo Azambuja acompanha a solenidade de transmissão de cargo do reitor Marcelo Turine, empossado no dia 4 de novembro no Ministério da Educação.

Foto: www.ms.gov.br