Hoje, 24, gestores e servidores da UFMS e de outras instituições públicas participaram da abertura do 1º Seminário de Integridade da UFMS: Cultura Ética como estratégia de Governança, promovido em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). O evento se estende ao longo do dia e e se encerra amanhã, no Complexo Multiuso 1, na Cidade Universitária, com transmissão ao vivo no canal da TV UFMS.
A reitora Camila Ítavo destacou que o evento é muito importante para unir esforços em favor da integridade. “Agradeço imensamente a todos que ajudaram na realização desse seminário. Um dos nossos valores enquanto Universidade é a integridade. Mas, onde a integridade está no nosso dia a dia? Só lá no processo de licitação? Não. Ela está na definição de uma área para um concurso, na atribuição da carga docente, na elaboração de uma prova, no respeito com o colega. Integridade é algo muito maior. Quando pensamos em uma instituição íntegra, estamos pensando em cidadãos íntegros. O que é certo é certo, mesmo que ninguém esteja vendo. Na UFMS, não temos compromisso com o erro. Se estiver errado, olhamos e corrigimos o processo. O que não significa que estejamos livres de que algo aconteça, mas teremos mecanismos de defesa institucionais, com os quais poderemos aprender e corrigir”, ressaltou.
O vice-reitor Albert Schiaveto também participou da programação. “Que coisa linda ver esse auditório cheio de líderes da nossa Universidade. Estamos aqui para discutir e aprender um pouco mais sobre integridade. Agradeço ao sim de todos vocês, para que possamos juntos transformar a UFMS em um local onde sejamos o exemplo e faça a diferença na sociedade onde vivemos. Esse seminário vai ser muito rico, teremos palestras, oficinas. Obrigado aos parceiros também por estarem aqui conosco nesses dois dias. Desejo um bom evento a todos”, falou.
“Estou muito feliz, porque esse evento é uma realização de uma ação sonhada, pensada e, hoje, finalizada. Percorremos todas as unidades da UFMS, eu e a ouvidora Mariane Wolf, e assim conhecemos todos os institutos, faculdades, câmpus. Foi um prazer muito grande estar com vocês lá e, agora, aqui, para falarmos um pouco mais sobre integridade e governança. Muito obrigada a todos”, agradeceu a corregedora da UFMS, Anne Caroline Silveira.
Na UFMS, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Dulce Tristão, também é presidente do Comitê de Integridade, Riscos, Controle, Transparência e Acesso à Informação. Ela falou um pouco sobre a forma como a Universidade tem se destacado na implementação de sistemas de governança e valores que contribuem para a melhoria do processo de transparência. “Hoje é um dia de festa, pois estamos comemorando o fato de a Universidade ter se destacado em um assunto que muitas vezes não é discutido. A UFMS vem num processo de aprimoramento da gestão e da governança muito forte, ampliando, melhorando, destacando políticas, práticas e mecanismos. Com isso, ela instituiu o Sistema da Governança, chamado Sigov, que vem fortalecer todo o processo de integridade, transparência, reforçando o Sistema de Governança, mas também o sistema de planejamento, além de fortalecer a relação comunidade e gestão”, relatou. “Todos os prêmios e referências na qual a Universidade vem sendo citada, especialmente, em relação à integridade é resultado do esforço coletivo de todos, na construção de uma UFMS mais íntegra e humana. Convido todos a acompanhar esse evento que vai ser um marco em relação à integridade”, complementou.
O superintendente da CGU em Mato Grosso do Sul, Leandro Marques de Sá, desejou as boas-vindas a todos os presentes. “Ficamos muito agradecidos e felizes em ver a casa cheia, para falar de um tema tão importante e relevante como a integridade. Agradeço também a parceria de sempre da UFMS e minha equipe, que juntas conseguiram realizar esse sonho em pouco tempo e com muito esforço. Desejo um ótimo evento e aproveitem bastante o seminário”, discursou.
“Falar de integridade é falar em mudança cultural e mudança cultural não se faz sem pessoas. Ver o auditório cheio é um orgulho muito grande. Fizemos um trabalho conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que nos orgulha muito pelo resultado. Vocês verão na sequência o reconhecimento que a CGU está fazendo, que é extremamente relevante, especialmente quando olhamos para um universo de mais de 60 universidades federais, onde só a UFMS conseguiu alcançar esse resultado”, destacou a diretora de Integridade Pública da CGU, Simone Gama.
Também integraram o dispositivo das autoridades: o auditor e integrante da equipe do Programa Nacional Nacional de Prevenção à Corrupção do Tribunal de Contas da União (TCU), Luciano Cássio de Souza; o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Ruy Correa Filho; a corregedora em exercício da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Bruna Günther Rosa; o pró-reitor de Administração do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Diego Viveiros; e o secretário-adjunto do TCU em MS, Reinaldo Cano de Melo.
Reconhecimento e assinatura de protocolo de intenções
Após a abertura do evento, a CGU formalizou o reconhecimento à UFMS por alcançar o nível Integrado (nível 3) do Modelo de Maturidade em Integridade Pública. O prêmio foi entregue para a reitora Camila Ítavo pelas mãos do superintendente Leandro Marques de Sá e da diretora de Integridade Pública da CGU, Simone Gama.
A UFMS e a UFGD assinaram, ainda, um protocolo de intenções com a finalidade de promover ações conjuntas de fortalecimento da integridade pública, dos mecanismos de prevenção à corrupção, tratamento de denúncias, enfrentamento de assédios e discriminação, articulação de fluxos, cooperação formativa e aprimoramento das estruturas de governança. “Hoje assinamos com a UFGD e buscamos estender isso para outras instituições de Mato Grosso do Sul e do país. Nesse protocolo, tanto a Corregedoria, como a Ouvidoria e a Auditoria da UFMS estão comprometidos”, enfatizou a corregedora Anne.
“Fico feliz em podermos cooperar. A UFGD está de portas abertas e espero que esse evento também aconteça lá. Estou desde 2020 e vejo a evolução das discussões sobre assédio e integridade. Esse é um marco para as instituições federais do Estado”, concluiu Bruna Rosa.
Mais informações sobre o evento e a programação completa do 1º Seminário de Integridade da UFMS estão disponíveis aqui.
Texto: Vanessa Amin
Fotos: Rúbia Pedra
































































