Já estão abertas as inscrições para o Workshop sobre Patentes: Conceitos, Requisitos e Estratégias de Proteção. O evento será realizado na quarta-feira, 29, às 14h, no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
O workshop é promovido pela Agência de Inovação (Aginova), em parceria com a Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello, empresa que presta serviços de análise de patenteabilidade e redação de patentes para a UFMS. Os temas serão abordados pelo sócio-diretor da empresa, Fabrício Coelho Vilela, que se dispôs a ministrar o workshop de forma gratuita.
De acordo com a secretária de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Aginova, Vilma Ramos, a Universidade promove constantemente ações de capacitação voltadas para a comunidade, promovidas pela Agência ou em parceria com outras instituições. “O público-alvo são docentes, estudantes e técnicos da UFMS, como também demais interessados vinculados a programas e projetos de inovação como empresas incubadas no Hub Pantanal Inovação e Modelagem Empreendedora (Pime), por exemplo”, destaca
A secretária ressalta ainda que eventos como esse ajudam a fortalecer, de forma estratégica, os processos de proteção da propriedade intelectual na Universidade e valorizar as criações da comunidade universitária, em alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional. “O objetivo é fortalecer a cultura de proteção da propriedade intelectual na UFMS, especialmente no que se refere às invenções resultantes de projetos de pesquisa desenvolvidos com a participação de pesquisadores da Instituição, sejam docentes, estudantes ou técnicos. O workshop abordará temas como: o que e por que proteger, requisitos de para se obter uma patente, uso da informação tecnológica e formas de transferência de tecnologia”, explica.
O palestrante aponta que a UFMS já adota um fluxo eficaz para a submissão de requisições de serviços na área de patentes. “Os docentes demonstram consciência sobre a importância e os benefícios da proteção das invenções resultantes de suas pesquisas, reconhecendo as vantagens competitivas proporcionadas por essa proteção. Ressalta-se, contudo, a necessidade de atenção em relação à divulgação prévia das invenções, especialmente em defesas de teses ou dissertações, para não comprometer o requisito de novidade nos pedidos de patente”, esclarece Vilela.
Os inscritos receberão certificado de participação.
Texto: Vanessa Amin
