Estudantes da Cidade Universitária já podem conferir o cronograma para a solicitação do passe para uso do transporte coletivo municipal gratuito neste segundo semestre de 2022. Interessados em receber o benefício a partir de agosto terão de 20 a 27 de julho para inscrição. As datas para as outras duas remessas, com entregas previstas a partir de setembro, podem ser acessadas neste link, no portal da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes).
O Passe do Estudante é concedido pelo município de Campo Grande e isenta o pagamento da passagem do transporte público ao ir e vir da Universidade. O benefício é válido para estudantes de graduação devidamente matriculados, que morem a uma distância igual ou superior a dois quilômetros da Cidade Universitária.
Para solicitar o cartão, os interessados devem acessar o portal passe.campogrande.ms.gov.br, preencher, imprimir e assinar o protocolo, e enviá-lo para a Secretaria de Assistência Estudantil (Seae) por meio do Sistema de Seleção. O campo “assinatura do responsável pela escola” não deve ser assinado. O tutorial para envio pode ser acessado neste link. Após o envio, os estudantes deverão acompanhar no próprio sistema se o documento foi aceito ou não.
De acordo com o assistente em administração da Seae, Anderson Sokem, a inscrição com a situação “Classificado” significa que o protocolo foi validado. Se estiver “Pendente” significa que houve uma pendência, a qual será notificada por e-mail e o acadêmico deverá saná-la e devolver a inscrição, pelo Sistema de Seleção, para uma nova análise. “Se a situação for ‘Indeferido’, o estudante deve aguardar o último dia do prazo de vigência da remessa, para então se inscrever na próxima remessa, com a pendência sanada. Se o indeferimento ocorrer na 8ª e última remessa do 2º semestre, o estudante terá que fazer a solicitação/recadastramento presencialmente na Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran)”, informou.
Os universitários que tiveram o protocolo do passe validado no início deste ano não precisam fazer este processo novamente. Estudantes que já têm o benefício, mas ainda não realizaram o recadastramento em 2022, devem realizá-lo.
Anderson lembrou que não será aceito protocolo de anos anteriores para fazer o passe 2022 e que o envio do protocolo deve ser feito somente por meio do Sistema de Seleção, não sendo aceito por e-mail ou de forma presencial. Destacou ainda que a partir de agora o cartão deverá ser retirado na unidade do curso do estudante. “O cartão do passe já virá pronto para uso, não havendo mais a necessidade de o estudante realizar o desbloqueio no terminal de ônibus. Ele só precisará realizar as recargas do cartão em algum dos pontos que temos pela Universidade”, acrescentou.
Dúvidas podem ser encaminhadas à Secretaria de Assistência Estudantil pelo e-mail seae.proaes@ufms.br ou pelos telefones (67) 3345-7277 / (67) 3345-7449 / (67) 3345-7240. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).
Texto: Ariane Comineti
