Passaporte UFMS dá acesso a múltiplos recursos para trabalho e estudos

Os investimentos da Universidade em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e na melhoria do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) possibilitaram as condições para o atendimento às atuais demandas de teletrabalho e dos estudos dirigidos por TICs. Por meio do Passaporte UFMS estudantes, professores e técnicos-administrativos têm acesso a múltiplos recursos digitais.

O diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) Luciano Gonda explicou que é fundamental que toda a comunidade universitária possua o Passaporte UFMS para acessar serviços como o AVA, o Sistema Acadêmico (Siscad), o Registro Mensal de Ocorrência (RMO), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a rede Eduroam, entre outros.

“Desde 2019, todos que possuem o Passaporte UFMS passaram a ter também um e-mail institucional com espaço de armazenamento ilimitado e acesso a ferramentas específicas do Google como o Google Drive, Google Hangouts Meet, Google Classroom, Google Keep, agenda do Google e outros serviços do G Suite for Education”, lembrou.

Se a quantidade de ferramentas é ampla, as possibilidades de utilização também. Orientações para o uso das tecnologias nos estudos dirigidos por TICs foram publicadas no Ofício Circular nº 1/2020 da Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead) e exemplificadas com dicas nesta matéria.

 

Acesso

Estudantes e servidores que ainda não possuem o Passaporte UFMS devem acessar o site e informar o CPF e a data de nascimento. Depois da validação dos dados pelas respectivas unidades competentes, devem seguir as orientações que serão enviadas ao e-mail que foi registrado quando realizaram sua matrícula ou quando tomaram posse na UFMS.

Alunos especiais, servidores temporários ou terceirizados que também não possuem ainda o Passaporte UFMS devem conversar com a chefia imediata, o coordenador do curso ou diretor da unidade para que solicitem o passaporte temporário à Agetic por meio do SEI.

Servidores e estudantes que já possuem o Passaporte UFMS, mas ainda não acessaram o G Suíte poderão fzê-lo depois de trocarem sua senha no próprio site do Passaporte UFMS.

“A Agetic está disponível por meio de teletrabalho e as informações de contato estão no endereço https://agetic.ufms.br/agetic/teletrabalho/. A Secretaria de Educação a Distância também responde às solicitações de informações sobre o AVA”, finalizou o diretor da Agetic.

 

Texto: Ariane Comineti