Participantes da Semana de Desenvolvimento Profissional adquirem conhecimentos para mercado de trabalho

Da elaboração do currículo ao planejamento da carreira, temas trabalhados na Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS interessam tanto a quem está em busca de oportunidades quanto a quem já está trabalhando.

Confira a programação de hoje (26):

Download (PDF, 499KB)

.

Preparação para o mercado

A psicóloga Sheila Ramos Machado de Araripe Borges, que possui 16 anos de experiência na área de gestão de pessoas, com foco em recrutamento e seleção, conta que observou um despreparo muito grande e recorrente entre os candidatos a diversas vagas de emprego. “Muitas vezes as pessoas têm o potencial, são ótimas profissionais, com conhecimento, mas não sabem se apresentar, não sabem mostrar toda a sua capacidade no processo seletivo. Saber elaborar o currículo, como atender o convite à participação no processo, como apresentar-se, como se portar na entrevista e também no ambiente de trabalho, e até como manter o perfil pessoal nas redes sociais é muito importante. Hoje as empresas se utilizam muito do meio digital para conhecer melhor seus candidatos”, alertou na palestra realizada durante a Sedep.

“Eu tinha muitas dúvidas sobre como preparar o currículo, não sabia realmente por onde começar. Como ainda não tive nenhuma experiência profissional, tinha receio de enviar um currículo inadequado. Nessa palestra foram esclarecidas minhas dúvidas e acredito que agora consigo elaborar e apresentar um bom currículo”, contou a estudante de Engenharia Civil Mariane Vieira Camargo Barreto.

Sheila lembrou também que mesmo pessoas já inseridas no mercado de trabalho precisam se atualizar quanto à preparação e apresentação profissional. “Trabalhei com processos seletivos internos e externos, de estagiários e jovens aprendizes, mapeamento de perfil dentro da empresa para mapa de sucessão, processos seletivos de gestores, supervisores, coordenadores e líderes, que é muito diferente, mas nos quais percebia também as mesmas dificuldades de um iniciante. Muitas vezes essas pessoas não estavam preparadas para aquele processo seletivo, eram pegas de surpresa, por isso é interessante se manter atualizado”, disse.

Texto: Ariane Comineti – Fotos: Ariane Comineti e Helder Lima