Foi oficializado na tarde do dia 18 de julho, no Salão Pantanal do Tribunal de Justiça, o Termo de Cooperação Técnica entre o TJMS, por meio da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio da Faculdade de Direito (FADIR/UFMS), que irá garantir a realização da pós-graduação inédita de Gestão Judiciária para atender magistrados e servidores.
Assinaram o convênio o presidente do TJMS, Des. João Maria Lós, o diretor-geral da Ejud-MS, Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso, a reitora da UFMS, Profa Dra Célia Maria Silva Correa Oliveira e o diretor científico da Fundect, Jolimar Antônio Schiavo. Estiveram presentes a Profa Dra Ynes da Silva Félix, Diretora da Faculdade de Direito da UFMS (FADIR), e a Profa Dra Ana Paula Martins do Amaral, Coordenadora do Mestrado da FADIR.
O curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Judiciária será oferecido pela Faculdade de Direito-Fadir, na modalidade presencial, com duração de 18 meses e 360 horas de carga horária. Segundo a diretora da Fadir, esse curso tem como objetivo “proporcionar qualificação profissional interdisciplinar a graduados em Direito ou em áreas afins no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul no que diz respeito à administração e à gestão de órgãos judiciais, contribuindo assim para com o aprimoramento da atividade jurisdicional”. A Profa. Ynes acrescenta que o curso contará com professores da Fadir e da Esan, além de professores de outras instituições de ensino superior do nosso Estado e do Brasil.
Em matéria divulgada no site do TJ/MS, seu presidente declarou que a celebração do convênio é mais uma conquista do Tribunal de Justiça para aperfeiçoamento de magistrados e servidores. “Conseguimos, por meio da nossa Escola Judicial, a formalização deste convênio com a Universidade Federal, que é uma instituição de ensino representativa e consolidada em nosso Estado e que vai permitir a preparação de juízes e de servidores do nosso Tribunal com esta pós-graduação. Esta é uma conquista muito grande da nossa administração”.
Naquele mesmo site, o diretor-geral da Ejud-MS, Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso, também ressaltou os benefícios da pós-graduação que será disponibilizada a magistrados e servidores. “Primeiro a importância da realização de um curso de pós-graduação reconhecido pela Capes, a um custo benefício excelente para o Tribunal de Justiça e ministrado por uma Universidade Federal. Em segundo lugar foi um pedido que o Presidente do Tribunal fez no sentido de que propiciássemos aos nossos juízes e servidores um curso de gestão judicial, porque diversos magistrados ou servidores assumem funções administrativas sem o devido conhecimento técnico, e a preocupação da Administração era justamente esta, de possibilitar conhecimento em gestão judicial”.
Registrou, ainda, aquele site as palavras da nossa reitora, Profa. Célia Maria Silva Correa Oliveira, que, ouvida na ocasião da assinatura do Termo, afirmou ser este Curso o primeiro “oferecido neste molde que só foi possível porque tivemos o apoio da Fundect e esperamos que isto evolua para cursos de mestrado e que a Universidade cresça um pouco mais e consiga seu doutorado. E é isso que buscamos: poder atender a comunidade, e para mim é uma grande honra atender o Tribunal de Justiça”.
Fonte: Sandro Dornelles/FADIR/UFMS
