Parceria entre UFMS e Tribunal de Contas do Estado gera soluções para a gestão pública

Parceria entre a UFMS e o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) investe na capacitação e aperfeiçoamento do corpo técnico, incentivando a resolução de problemas práticos da gestão pública. Na manhã desta sexta-feira, 3, foram celebrados os resultados conquistados até o momento, por meio do acordo de cooperação, firmado em 2021, para oferta do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) pela Escola de Administração e Negócios (Esan).

Durante o evento, foram apresentadas experiências e reflexões sobre os desafios e as inovações na gestão pública brasileira, baseadas nas dissertações de mestrado defendidas por 17 auditores de controle externo do TCE-MS, com contribuições de professores da UFMS.

“O convênio foi concebido para que os objetos de pesquisa dos alunos tivessem como foco as próprias células administrativas que compõem o Tribunal e as entidades por ele jurisdicionadas. São objetos que tratam efetivamente do dia a dia da administração pública, da governança pública, e que mostram, então, possibilidades de melhoria na gestão, dialogando com todos os atores da sociedade”, explicou o professor da Esan e coordenador do convênio, José Carlos de Jesus Lopes.

A presidente do Comitê Gestor Nacional do Profiap, professora Teresa Cristina Janes Carneiro, prestigiou o evento e acrescentou que o programa é oferecido em 40 universidades federais. “[As dissertações] beneficiam o TCE-MS, a sociedade e outros tribunais de contas que enfrentam desafios similares em seu cotidiano”, disse.

A diretora de Controle Externo, Valéria Saes Cominale Lins, enfatizou os benefícios da iniciativa para a comunidade. “A colaboração entre instituições é fundamental. A visão estratégica do TCE-MS, sob a liderança do presidente Flávio Kayatt, ao garantir essa parceria para um mestrado profissionalizante é de suma importância. […] Uma especialização que, na prática, visa aprimorar os processos de trabalho e a gestão pública como um todo, gerando resultados positivos para a sociedade”, destacou.

O evento também contou com a presença do presidente do TCE, conselheiro Flávio Kayatt; da conselheira substituta Patrícia Sarmento dos Santos; do reitor da UFMS entre 2016 e 2024, professor Marcelo Turine; do diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), professor aposentado UFMS e primeiro presidente do Profiap, Márcio de Araújo Pereira; do diretor científico da Fundect, professor e presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Nalvo Franco de Almeida Júnior; e o procurador-geral adjunto Matheus Henrique Pleutim de Miranda do Ministério Público de Contas de Mato Grosso do Sul.

As dissertações de mestrado, ao lado de contribuições de professores do curso, foram transformadas em artigos científicos e publicadas no livro “Práticas das Organizações Públicas Brasileiras”, com organização do professor José Carlos de Jesus Lopes.

Texto: Thalia Zortéa, com informações do Departamento de Comunicação do TCE-MS

Fotos: Mary Vasques (Departamento de Comunicação do TCE-MS)