Como parte da campanha Eu Respeito, no dia 18, às 8h, sserá realizada na Universidade a palestra Do Câmpus ao Mercado: Inovação que Conecta, para unir a comunidade universitária aos temas ligados à inovação. A programação será no auditório do Complexo Multiuso 1, com o professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, colunista do UOL, pesquisador, palestrante em tecnologia e inovação e referência internacional em inteligência artificial Diogo Cortiz. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no link.
O evento será realizado de forma gratuita para toda a comunidade e é uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul (Semadesc), com apoio do Ecossistema de Inovação, além da Agência de Inovação (Aginova) da UFMS.
Para a secretária de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Aginova, Vilma dos Santos Ramos, a palestra contribui para o fortalecimento da cultura de inovação no Estado. “Especificamente, para o público acadêmico, é sensibilizá-los sobre as possibilidades de empreendedorismos inovadoras, uso de tecnologias e utilizar o processo de formação para desenvolvimento de uma iniciativa, projetos, processo, produto que, quem sabe, possa mudar o mercado ou tornar empresas mais competitivas em prol do desenvolvimento da região”, afirma.
Dentre os assuntos que serão abordados, os participantes podem esperar orientações para identificar o potencial mercadológico de pesquisas, com foco em resultados práticos, mecanismos de fomento e também boas práticas que facilitem essa jornada.
Da parceria com as instituições que promovem a inovação no Estado, surgem as oportunidades de encontros e palestras para que a comunidade tenha contato com diferentes temas. “O convênio entre a Semadesc e o Senac visa fomentar a inovação nos setores do comércio de bens, serviços e turismo em Mato Grosso do Sul. Com um investimento e parceria junto a instituições do Ecossistema Estadual de Inovação, como a UFMS, o programa vai estimular a adoção de práticas e processos inovadores, fortalecendo a competitividade e o desenvolvimento do Estado”, explica a secretária.
A mesma abordagem já foi realizada na UFMS de Três Lagoas e do Pantanal, com outros palestrantes. “O objetivo é aproximar a produção acadêmica das demandas reais do mercado, fortalecendo a inovação como vetor de desenvolvimento regional. Em Três Lagoas, em parceria com a UFMS, foi realizada a ação com a presença de professores e estudantes dos cursos de Engenharia Florestal, Administração, Ciências Contábeis, entre outros. Em Corumbá, em parceria com a UFMS, contamos com a presença de Guilherme Junqueira que é investidor, conselheiro e professor”, finaliza Vilma.
Texto: Rúbia Pedra
