Uma das áreas mais independentes e estáveis, a Advocacia não está na lista das áreas mais bruscamente afetadas pela pandemia do Coronavírus, mas ainda assim muitos ajustes foram necessários a quem atua na área.
A “Advocacia durante e após a pandemia”, foi o tema da palestra de hoje (19) com o advogado Henrique Lima, uma das atividades integrantes da Semana de Desenvolvimento Profissional, que teve a mediação do professor da Faculdade de Direito (Fadir) José Paulo Gutierrez.
Com bastante experiência na área, o advogado Henrique Lima pontou que o momento pediu de todos mudança de mentalidade. “Para quem está começando, é importante ter a cabeça aberta para trabalhar home office, ter um bom computador em casa e local adequado, desenvolver disciplina, estabelecer e seguir rotinas. Todos vão precisar se ajustar”, afirma.
A advocacia caminha para alterações nas relações contratuais, segundo o advogado, de forma que hoje os profissionais não têm mais como ser resistente a trabalhar em novos formatos, diferentes de CLT ou associado. Muitos irão trabalhar como pessoas jurídicas, assim como é crescente a atuação por trabalhos sob demanda (realizar petições iniciais, prazos, etc).
Se continuar na mesma linha ideológica atual, menos o estado vai interferir nas relações privadas, segundo o especialista. Há crescimento do direito contratual e do direito penal econômico. “Para quem está se formando é preciso pensar com carinho nessa área”, diz.
O palestrante também destacou o avanço das tecnologias jurídicas, da importância de conquistar clientes por meio da produção de conteúdos de qualidade, de se ter uma linguagem de fácil compreensão, com assuntos relevantes.
“Para o cliente, além do aspecto técnico, empatia e simpatia nunca serão substituídos pelas máquinas e o melhor advogado é o que dedica atenção ao processo e ao cliente”, expõe Henrique.
Para o professor José Paulo Gutierrez, a palestra ministrada por Henrique Lima foi muito importante para demostrar que o profissional da carreira jurídica nesses tempos de pandemia e pós-pandemia precisa se reinventar e ressignificar seu trabalho.
“Vimos que o aluno desde a faculdade deve fazer decisões acerca do futuro profissional que irão acompanhá-lo nos anos iniciais da carreira jurídica ou acadêmica. Com as TIC’s, o profissional não se desumaniza porém deve fortalecer a empatia junto aos clientes e acompanhar as ações com competência e agilidade. Essa palestra trouxe a reflexão para o futuro advogado se preparar desde já para as novas demandas que virão e não perder espaço no mundo profissional”, completa o mediador.
As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.
Texto: Paula Pimenta
