Comemorado no dia 26 de setembro, o Dia Nacional dos Surdos é um marco de representatividade da luta da comunidade surda. Em alusão a data, a Faculdade de Educação (Faed) promove, amanhã, às 19h, a palestra “O desafio da história da educação do Mato Grosso do Sul: as conquistas no Dia dos Surdos”. O evento é gratuito e destinado a estudantes, professores da educação básica e superior, membros da comunidade surda e a sociedade em geral.
“O evento representa a luta para a consciência e propõe a reflexão sobre os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade”, explica o palestrante e professor do Campus do Pantanal João Paulo Romero.
A palestra será mediada pelo professor da Faed Adriano de Oliveira Gianotto. Segundo ele, embora a comunidade surda já tenha conquistado o reconhecimento de sua língua materna, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), em 2002, e direitos linguísticos por meio de leis e decretos, diariamente os direitos das pessoas surdas são negligenciados. “Segundo dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5,1% da população do Brasil apresenta alguma perda auditiva, ou seja, 9,7 milhões de brasileiros fazem parte desse grupo de pessoas surdas usuárias de Libras. Por isso, se torna urgente a visibilidade desse povo e a disseminação de informações sobre Libras e a sua cultura, dentro e fora da academia”, explica.
Para se inscrever e participar do evento, basta acessar o link da palestra, que será realizada no formato virtual por meio do Google Meet, disponibilizado no site da Faculdade de Educação.
Texto: Bianca Tobin (Estagiária de Jornalismo da Agecom)
