Palestra aborda performances e dança em tempos de pandemia

Na quinta-feira, 19, o Festival Mais Cultura iniciou a noite com a apresentação “Performances e Rodas de Conversa com o Coletivo Catavento, Cia. Dança Contemporânea da UFMS e Grupo de Pesquisa de Poética e Educação em Dança”, que teve como objetivo expor os trabalhos realizados por coreógrafos e bailarinos em tempos de pandemia.

O pró-Reitor Marcelo Fernandes Pereira deu início a transmissão agradecendo a parceria da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e aos profissionais de dança e professores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. “Que a dança da UFMS cresça tanto em qualidade quanto em reconhecimento, e que nossas instituições parceiras que citei, UFMG e UEMS, encontrem na UFMS sempre essas portas abertas”, finalizou.

Trecho da apresentação do Coletivo Catavento

A conversa que foi mediada pela professora de dança Priscila Roberta, contou com as apresentações de trabalhos produzidos durante a pandemia feitos pelo Coletivo Catavento de Dança e Pesquisa de Minas Gerais (UFMG), Grupo de Pesquisa de Poética e Educação em Dança (UEMS) e a Cia de Dança Contemporânea da UFMS.

No primeiro momento da conversa, as participantes do Coletivo Catavento, projeto criado em 2008, explicaram o conceito do projeto e do trabalho produzido. “No início da pandemia estávamos em um desses momentos em que a gente se encontrava separadas e veio a pandemia e esse desejo da gente se encontrar dessa vez nesse novo lugar, e como fazer dança nesse novo momento e nesse novo formato”, explica a coreógrafa Carol Gualberto. A ideia inicial do trabalho foi da pesquisadora Vitória Regina, com um poema feito pela escritora Paula Davis, ambas integrantes do coletivo.

Trecho da apresentação do GPPED

O segundo trabalho intitulado “Pandemia. Conflito. Natureza. Respiro…” produzido pelo GPPED da UEMS, é um experimento cênico por meio da videodança. A coordenadora do grupo, Christiane Araújo explicou que o principal objetivo do grupo é fortalecer e ampliar a educação para e na dança tanto no ensino formal quanto não formal. “Nós tivemos que reconfigurar toda nossa forma de trabalho e inclusive pensar, como essa dança na presença e no presente poderia acontecer nessa pandemia”, explica a professora sobre o processo de criação do trabalho exposto. O vídeo produzido pode ser visto por meio deste link.

O último vídeo apresentado foi da Cia. de Dança Contemporânea da UFMS, intitulado ArticulAção. A coreógrafa Mariana Cavalcante de Brito explica que com a chegada da pandemia as atividades foram modificadas, e o trabalho foi dividido em duas etapas, sendo a primeira, um encontro virtual feito com toda a equipe de bailarinos para discussão de textos e reflexões, e a segunda etapa com atividades práticas realizadas pelos próprios integrantes da companhia de dança. “O trabalho tem sido muito enriquecedor, acredito que para todos os bailarinos, porque a gente sempre faz uma finalização de cada tópico e nós temos conseguido visualizar essas transformações. E tem sido um aprendizado que tem enriquecido todo o nosso trabalho”, conclui a coreógrafa. A transmissão do evento está disponível no canal da TV UFMS.

Texto: Raissa Quinhonez (estagiária da Agecom)