Painel Orgulhos UFMS recebe inscrições a partir de segunda-feira, 9

Criado com o intuito de valorizar as conquistas acadêmicas, científicas, culturais e sociais dos membros da Universidade e destacar a excelência institucional perante a sociedade, o Painel Orgulhos da UFMS abre inscrições para o cadastro de prêmios, reconhecimentos e destaques a partir de segunda-feira, 9. Professores, técnicos-administrativos e estudantes da Universidade, ativos ou egressos, deverão enviar as informações sobre suas honrarias até o dia 20 de cada mês no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).

A diretora de Avaliação Institucional (Diavi), Heloísa da Costa, avalia que o painel se tornou de grande importância para a comunidade, pois o registro das honrarias recebidas visa valorizar as realizações acadêmicas, científicas, culturais e sociais, reconhecendo o mérito individual e coletivo, o que amplia a visibilidade de projetos e ações exitosas, servindo de inspiração para outros membros. “O Painel Orgulhos da UFMS tem grande significado para a Instituição, pois funciona como um repositório histórico que evidencia a excelência institucional e o impacto na sociedade. Ele permite que a UFMS monitore e demonstre suas contribuições e o seu impacto social em contextos regionais, nacionais e internacionais. Atualmente, há 257 honrarias divulgadas e estamos com grande expectativa para 2026, visto que já houve grande engajamento em seu primeiro ano de existência”, afirma. 

Podem ser cadastradas honrarias recebidas em qualquer período. Elas devem ser enquadradas em um dos três tipos: Prêmio, Reconhecimento ou Destaque; e em categorias como Ciência, Tecnologia e Inovação; Cultura, Comunicação e Artes; Negócios, Economia e Gestão; Saúde e Esporte; ou Sociedade e Impacto Social

Prêmio refere-se uma recompensa formal atribuída após um processo seletivo, competição ou avaliação com critérios definidos; Reconhecimento, a um ato de valorização por contribuições, esforços ou comportamentos, geralmente sem competição direta; e Destaque, à ênfase a algo ou alguém que se sobressaiu em determinado contexto, geralmente por méritos pontuais. “Ressaltamos que, em particular, na honraria do tipo Destaque têm sido cadastradas nomeações em cargos, funções ou posições de destaque de egressos da UFMS, o que reforça o mérito individual como também a solidez da formação técnica e cidadã propiciada pela Universidade”, aponta a diretora.

Entre as informações que devem ser enviadas estão: os dados do depositante; o tipo de honraria; o ano de recebimento; o alcance da honraria; o título ou nome da premiação; a entidade concedente; e a categoria que melhor a caracteriza. Além disso, o depositante deve elaborar uma breve descrição da honraria, contendo informações suficientes para sua adequada caracterização e divulgação. Para o cadastro, também é indispensável anexar a imagem do certificado ou comprovante e uma fotografia que ilustre o recebimento da honraria.

O painel foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Indicadores Institucionais da Diavi, com o apoio da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação. A análise e publicação das honrarias submetidas no painel serão feitas até o primeiro dia útil do mês subsequente à inscrição. 

Mais informações sobre os procedimentos para cadastro, registro e divulgação das conquistas no Painel Orgulhos da UFMS estão descritos no edital.

Texto: Ariane Comineti