Ouvidoria UFMS atua como canal entre comunidade acadêmica e Universidade

A Ouvidoria é responsável por atuar no controle de qualidade dos serviços prestados pela UFMS. Esse controle é realizado pela interlocução entre a comunidade acadêmica e os setores administrativos da Universidade.

O dever da Ouvidoria é filtrar as demandas registradas e agir para que elas cheguem ao setor responsável, sejam demandas positivas ou negativas. As manifestações da comunidade podem ser classificadas em cinco categorias: críticas, sugestões, reclamações, denúncias e elogios.

Em 2017 foram registradas 1019 manifestações. Independente da categoria, todas obrigatoriamente devem ser solucionadas. Os elogios são repassados a pessoa ou setor congratulado, assim como as críticas e sugestões também são levadas para os responsáveis. Já no caso de reclamações e denúncias, a Ouvidoria apenas intervém depois que o manifestante já tenha buscado soluções com as chefias imediatas de cada caso.

Logo, se algum discente deseja reclamar de algum aspecto do seu curso, por exemplo, ele antes deve contatar o professor, que por sua vez contatará o coordenador e assim por diante. Caso essa comunicação não gere resultados, a Ouvidoria deve ser acionada para agir como interlocutora, ou seja, ela mesma levar a reclamação do discente até a chefia responsável para cobrar resultados.

Essa dinâmica se aplica a todos os membros da comunidade acadêmica e tanto reclamações como denúncias anônimas apenas são aceitas se houverem informações completas sobre o fato. Essa é uma medida para evitar que a Ouvidoria seja utilizada como um órgão para captação e investigação de denúncias, ações que não contemplam sua função.

É importante que este canal oficial seja utilizado para garantir um funcionamento eficiente e de qualidade para todos. A Ouvidoria é vinculada a Controladoria-Geral da União (CGU) e as manifestações podem ser realizadas pelo site ouvidoria.ufms.br.

Texto: Leticia Bueno