O futuro do trabalho e das relações sociais é tema de palestra com neurocientista

“O futuro do trabalho e das relações sociais” será o tema da conversa na palestra com o neurocientista Álvaro Machado Dias na próxima terça-feira, às 19h30, e estudantes de todos os câmpus podem participar. Como parte da programação da campanha Eu Respeito de março, o debate será transmitido ao vivo pelo canal da TV UFMS.

Neurocientista com interesses em tomadas de decisão, inteligência artificial e inovação tecnológica, o palestrante pretende estimular reflexões sobre o futuro. “As disrupções previstas em função do avanço da inteligência artificial foram antecipadas em anos, com o lançamento dos novos algoritmos de linguagem. Qual o sentido disso? Como se posicionar crítica e estrategicamente? Esses serão alguns dos temas em debate neste próximo dia 21”, adianta Álvaro.

A palestra foi organizada pelo curso de Administração do Câmpus de Naviraí (CPNV), em parceria com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. O debate será aberto para toda a comunidade interna e externa, mas tem os estudantes da UFMS como público-alvo.

Para o coordenador do curso de Administração no CPNV, Victor Sordi, é importante promover a reflexão sobre as mudanças provocadas pelos avanços das inteligências artificiais. “E pela mudança de sentido do trabalho no pós-pandemia e pela hiper algoritmização de nossas vidas na Internet. Como lidar com tantas transformações?”, complementa.

Os interessados poderão fazer perguntas pelo chat da transmissão, clique aqui

O palestrante

O neurocientista Álvaro Machado Dias também é mestre, doutor, pós-doutor, professor da Escola de Negócios e da Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, além de  diretor-geral do Centro de Estudos Avançados em Tomadas de Decisão, membro do painel global de inovação tecnológica do Massachusetts Institute of Technology (MIT), da Sociedade de Ciências Comportamentais e Cerebrais da Universidade de Cambridge e do Corpo de editores da Frontiers in Neuroscience, do grupo Nature.

Ele desenvolve estudos em tecnologias para o futuro com ênfase em neurociências computacionais, tomadas de decisões, inteligência artificial, blockchain, modelos de implementação tecnológica, futuro do trabalho e das relações sociais. Também possui atuação em futuro da saúde mental, gestão de conhecimento, neuromodulação e modelos conceituais e aplicados em psiquiatria evolucionária. (com informações do Currículo Lattes)

Texto: Mylena Rocha e Laura Toledo

Foto: Divulgação/Currículo Lattes