O conhecimento é tema da campanha Eu Respeito de novembro

“Só é útil o conhecimento que nos torna melhores”, dizia Sócrates. Por sua extrema importância, o conhecimento foi escolhido como tema da campanha Eu Respeito do mês de novembro. A ação institucional engloba toda a UFMS e traz a cada mês um assunto diferente que é debatido junto à comunidade acadêmica.

Na Cidade Universitária e em todos os câmpus, serão realizadas diversas atividades, com o objetivo de valorizar e fortalecer a busca de informações sobre leis, direitos, prevenção, comportamentos e literatura. “A Universidade oferece a todos instrumentos variados que possibilitam a construção e ampliação do conhecimento, porém cabe a cada um de nós, professores, técnicos e estudantes a sua utilização de forma eficiente”, destaca a vice-reitora Camila Ítavo.

Entre as ações desenvolvidas ao longo do mês, está o Clube da Leitura. Promovido pela Divisão de Integração da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis em parceria com as bibliotecas dos câmpus, o Clube visa incentivar a leitura e a doação de livros. Na Cidade Universitária, serão instaladas prateleiras no Corredor Central, no prédio da Secretaria Especial de Educação a Distância e na Escola de Administração e Negócios, inicialmente. Nesses locais, qualquer pessoa da comunidade acadêmica pode fazer empréstimo de livros. Basta preencher uma ficha e escolher a obra de sua preferência. Não há prazo para devolução. O lançamento do Clube da Leitura será realizado no dia 7, às 16h, no Corredor Central.

Também será lançada a campanha UFMS Sem Assédio, no dia 19, às 14h no Complexo Multiuso. A campanha visa esclarecer toda a comunidade acadêmica, tanto na Cidade Universitária, como nos câmpus, sobre o crime de assédio e informar os canais para encaminhamento de denúncias. Em novembro, em todo o país, é comemorado do Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida em homenagem a Zumbi, que morreu no dia 20 de novembro de 1695, e propõe difundir a importância do povo e da cultura africana no Brasil.

Durante todo o mês o Monumento Símbolo da UFMS, localizado na Cidade Universitária, será iluminado com a cor azul, chamando a atenção para a campanha global Novembro Azul, que visa prevenir os casos de câncer de próstata. Em homens, depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o mais frequente e responsável por mais de 14 mil mortes. Em 2018, foram registrados aproximadamente 68 mil novos casos no país. Também serão realizadas ações de orientação sobre o câncer de próstata em Campo Grande e nas cidades com câmpus da UFMS.

Como parte da programação também será realizada na Cidade Universitária, a nona edição da Volta UFMS, às 16h30min no dia 30. A competição reúne pessoas de todas as idades e tem como objetivo promover a atividade esportiva e a integração entre Universidade e comunidade. Na Cidade Universitária são diferentes percursos para corrida e caminhada, além dos desafios. No ano passado, participaram cerca de 600 pessoas. Nos câmpus, pela primeira vez, serão organizadas caminhadas, no dia 24 de novembro, os horários serão informados posteriormente.

Confira a programação abaixo.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Vanessa Amin