Até 12 de fevereiro, interessados no desenvolvimento gratuito de artefatos de software podem enviar propostas para o Núcleo de Práticas em Engenharia de Software (NES) da Faculdade de Computação (Facom) da UFMS. A participação é voluntária e gratuita e aberta a qualquer pessoa física das comunidades interna ou externa.
As propostas devem ter caráter inovador, com a perspectiva de gerar novos modelos de negócio/startup ou gerar soluções com impacto social sem fins lucrativos. Além de novas propostas, podem ser inscritas, ainda, aquelas que já possuem artefatos desenvolvidos pelo NES, para continuidade do projeto.
As submissões podem ser feitas aqui. Serão aceitas até três propostas de software distintas para cada proponente e elas podem propor soluções tecnológicas para resolver problemas de diversas áreas. Quando a proposta for destinada a alguma instituição sem fins lucrativos é necessário que submissão tenha anuência do seu responsável legal. Além disso, é importante que os proponentes estejam atentos aos critérios de elegibilidade definidos no edital. As propostas devem ter um escopo claro e bem definido, o proponente deve explicitar a infraestrutura de hardware disponível para a instalação do software proposto, o link do vídeo de apresentação da proposta deve estar acessível na Internet além de ter uma atenção especial aos anexos solicitados para alguns casos específicos.
Os projetos selecionados serão desenvolvidos por estudantes do curso de Engenharia de Software da Facom no primeiro semestre de 2023. Não há restrições para as ideias de software que podem ser desenvolvidas, desde que sigam os critérios de elegibilidade. A quantidade de propostas selecionadas para serem desenvolvidas no Núcleo está relacionada à quantidade de equipes que serão formadas no início do semestre perante o número de matrículas dos estudantes.
Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas no edital ou pelo e-mail nes.facom@ufms.br.
Sobre o NES
O Núcleo de Práticas em Engenharia de Software da Facom tem como missão aplicar e exercitar conceitos da área de Engenharia de Software, em projetos de software reais, com o intuito de formar profissionais de excelência, socialmente conscientes e preparados para os avanços tecnológicos e científicos, capazes de criar e aplicar novas tecnologias para o bem estar da sociedade. Desde sua criação, em 2018, o NES desenvolveu e entregou 33 projetos de software envolvendo 46 proponentes de software e contribuiu para a formação de quase 140 alunos. Mais informações sobre o núcleo e os projetos desenvolvidos podem ser encontrados no endereço nes.facom.ufms.br.
Texto: Vanessa Amin