Núcleo de Documentação Histórica recebe material de militante indigenista e pesquisador

No final de 2016 o Núcleo de Documentação Histórica Honório de Souza Carneiro, da UFMS no Câmpus de Três Lagoas (CPTL), recebeu documentação pertencente ao militante indigenista e pesquisador Carlos Alberto dos Santos Dutra, referente à sua atuação junto aos Ofayé em Brasilândia e Serra da Bodoquena (MS), entre os anos 1980 e a atualidade.

O acervo físico e digital doado por Carlito (como é conhecido) guarda documentos e relatórios antropológicos que auxiliaram no processo de retomada da terra dos Ofayé em Brasilândia, gravações audiovisuais, cartas e cartões postais, fotos, recortes de jornais, livros originais e reproduzidos.

A documentação será organizada no fundo Ataide Xehitana, em homenagem a esse cacique Ofayé que faleceu no dia 14 de dezembro de 2016, e que contribuiu fundamentalmente na luta do seu povo. Grande parte do acervo é composto por cartas, poemas e manuscritos de Ataide.

O sítio da internet antes operado por Carlos Dutra será realocado na página do NDH, com nova configuração. O acervo será avaliado, organizado e catalogado pela equipe do NDH. Ainda não há data prevista de disponibilização para pesquisa.

Fonte: NDH – http://www.ndh.ufms.br/