Um novo Manual de Mídias Sociais, com orientações práticas para a criação, gestão e monitoramento de perfis institucionais foi elaborado pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom). O documento contém dicas para o uso de redes como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, WhatsApp e Spotify.
De acordo com a diretora da Agecom, Rose Mara Pinheiro, o Manual foi reformulado em função das constantes atualizações das plataformas de interação social. A atualização está fundamentada em duas normativas: a instrução do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e a portaria do Ministro de Estado das Comunicações.
Ainda segundo ela, as novas regras também são importantes para entender a dimensão e a extensão do nome da Universidade nas redes. “Para atender às normativas, o Manual estabelece que os canais digitais de comunicação devem ser geridos pelos servidores. Eles serão responsáveis pela moderação, revisão de conteúdo e cadastro, a partir do e-mail institucional. Além disso, cada perfil institucional deve produzir relatórios com o número de interações e postagens”.
O Manual foi atualizado pela equipe de Mídias Sociais da Agecom, que realizou uma ampla pesquisa sobre guias similares disponíveis em portais de instituições e órgãos federais. “O objetivo era entender e avaliar a melhor estrutura para apresentar as diretrizes à comunidade universitária da UFMS. Com base nas normativas e no levantamento, a atualização contempla todas as nossas mídias sociais, com as suas definições e a importância”, detalha a diretora.
O guia traz informações desde atribuições e responsabilidades dos gestores de perfis institucionais até dicas sobre a frequência de publicação. Nele é possível consultar seções específicas como a de diretrizes para criação dos perfis, recomendações para conteúdos nas redes, relacionamento com o público, entre outras.
A diretora Rose Mara Pinheiro enfatiza a importância das redes para fortalecer a imagem da UFMS como a melhor e maior instituição de Mato Grosso do Sul, pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. “Exercem um papel importantíssimo para a Universidade, construindo a imagem institucional, fortalecendo os vínculos, levando informações, tirando dúvidas e minimizando crises. É importante entender esse funcionamento e o manual traz um olhar muito apurado em relação às mídias sociais”.
O novo Manual já está disponível na página oficial da UFMS. Os administradores de perfis de Câmpus, unidades, cursos ou projetos podem seguir as orientações para maior visibilidade das ações promovidas pela Universidade. Confira aqui.
Texto: Mylena Rocha