Novo diretor é empossado no Campus de Paranaíba

Na tarde de hoje, 8, foi realizada a cerimônia de posse do professor Wesley Ricardo de Souza Freitas como diretor do Campus de Paranaíba (Cpar).

O evento teve a presença de diversas autoridades, às quais o reitor Marcelo Turine agradeceu pelo apoio à Universidade e ao Cpar. O reitor também agradeceu a atuação da professora Andréia Ribeiro, que ocupou a direção do campus por dois mandatos, e deu as boas-vindas a Wesley ao assumir o novo cargo. “Gratidão à Andreia, obrigado minha querida professora pela sua dedicação nesses oito anos de gestão. A maior felicidade nossa, como gestores, ao fazer a sucessão, é encontrar talentos para que a gente consiga entregar os nossos sonhos para pessoas de confiança, para pessoas que amam a nossa instituição, então tenho certeza e fico muito feliz pela escolha sua e do campus – professores, técnicos e estudantes – de colocar na mão do Wesley a indicação para que ele assuma quatro anos de gestão e governança deste campus, com desafios para poder ajudar os nossos jovens, meninos e meninas, a gerar conhecimento”, declarou.

A professora Andréia também foi homenageada pela vice-reitora Camila Ítavo. “O que eu quero dizer aqui é agradecer seu amor, seu empenho, sua dedicação e sua garra, sempre pensando no coletivo e no melhor para a UFMS e para o Campus de Paranaíba. A gente não faz nada sozinho, a gente tem o apoio dos colegas e da comunidade universitária para sempre fazer mais, e você demonstrou isso com muita força, muita galhardia, muita sensibilidade – essa é a marca da Andreia -, com muito amor e dedicação. Você é uma mulher que muito nos honra, a UFMS se sente muito honrada de ter uma professora como você. Muito obrigada”, discursou a vice-reitora. “Wesley, nosso desejo é que você brilhe muito, que Paranaíba cresça a cada dia, que a nossa Universidade cresça e seja extremamente bem representada, e que consiga modificar e melhorar a vida de muitos e muitos jovens que ainda passarão por aqui”.

Em sua fala, a ex-diretora relembrou quando chegou ao campus, pouco depois da inauguração, e como isso fez com que a história do Cpar ficasse entrelaçada com a sua própria. Ela também comentou sobre a amizade e parceria com o seu sucessor. “É com muito orgulho que eu entrego esse cargo ao professor Wesley. Eu estive por oito anos à frente desse campus, dos treze anos que estou aqui, então são muitos conhecimentos adquiridos, muitos amigos, muitas histórias que a gente compartilhou, muitas dificuldades, muitas conquistas – e cada conquista que hoje vocês veem, de fato, foi um serviço em conjunto”. A professora também disse que, apesar de cada um ter um estilo de gestão, ela e Wesley têm algo em comum: o amor pela UFMS.

Wesley, além de agradecer a todos, falou sobre sua missão em ajudar o próximo e sobre o trabalho em equipe com os demais servidores para que a unidade cresça e se fortaleça. “Entendo que nos próximos quatro anos serei desafiado a deixar um legado de educação, de ciência e tecnologia, tanto para a Universidade quanto para essa cidade que tanto amo. Faço isso muito bem acompanhado por técnicos que são o braço direito, o braço esquerdo, a perna direita e a perna esquerda de um diretor; e também pelos meu colegas docentes, que mesmo nessa pandemia, com tanta dificuldade, levaram o ensino com muita dedicação e muito empenho”.

O novo diretor também exaltou a qualidade da graduação fornecida pelo Cpar, entregando formandos muito bem qualificados para o mercado de trabalho, e comentou sobre a vontade de fazer o campus expandir suas oportunidades sob sua gestão, desenvolvendo ensino, pesquisa, extensão e ações de empreendedorismo e inovação com excelência. “Isso passa pelo fortalecimento dos cursos de Matemática, Psicologia e Administração, bem como pela criação de novos cursos de graduação e pós-graduação”, afirmou.

A senadora Soraya Thronicke marcou presença no evento com uma mensagem de parabéns pela nova gestão e de reforço ao compromisso com o desenvolvimento do Cpar e com a implementação de um curso de Medicina Veterinária no campus. “Senadora Soraya, obrigada pela tua presença aqui. Conversamos no ano passado com a bancada federal e vários agentes políticos estão trabalhando conosco nessa missão de realizar esse sonho do curso de Medicina Veterinária”, disse o reitor Marcelo Turine.

Além da senadora, muitas outras autoridades também participaram da cerimônia de posse: o prefeito de Paranaíba, Maycol Andrade; a secretária municipal de educação, Simone Silva; os vereadores Dóllar Pires, Andrew da Silva Filho, Gilson Araújo e Lúcio de Freitas; a vereadora Andercleyne Queiroz; a professora da UEMS, Sheila Silva; a coordenadora regional de educação de Paranaíba, Maria Aparecida Eufrasia; a gerente regional do Sebrae-MS, Josi Signori; o presidente da Associação Comercial de Paranaíba, Frederico Chalub; o presidente do Comsisp, Samuel Alonso Filho; e o pároco da igreja matriz da cidade, Padre Alessandro de Assis.

Texto: Leticia Bueno

Fotos: Leandro Benites