Até sexta-feira, 26, estão abertas vagas em aulas a distância de português para estudantes estrangeiros falantes de língua espanhola e de língua inglesa, matriculados em cursos de graduação e de pós-graduação; interações cotidianas em inglês, introdução à leitura e escrita em inglês no gênero ‘review’, espanhol para contextos acadêmicos e compreensão de textos acadêmicos em espanhol, destinadas para estudantes, técnicos-administratativos, professores e colaboradores terceirizados da UFMS. A iniciativa integra as ações da Rede Idiomas sem Fronteiras (Rede IsF) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). As inscrições devem ser feitas por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos.
De acordo com o diretor da Agência de Internacionalização (Aginter), Gustavo Cancio, o modelo de cooperação nacional da Rede IsF permite que a UFMS potencialize seus recursos, amplie o alcance da política linguística e reforce seu compromisso com a democratização do acesso ao ensino de idiomas. “A oferta desses cursos está em sintonia com a Política de Internacionalização da UFMS e promove a qualificação linguística da comunidade universitária, fortalecendo a comunicação intercultural e ampliando as condições de participação de nossos estudantes e servidores, brasileiros e estrangeiros, em redes de ensino, pesquisa e cooperação internacional. Trata-se de um investimento estratégico fundamental, pois a proficiência em línguas é elemento central para o sucesso da internacionalização institucional”, destaca.
As vagas serão distribuídas em nove turmas, com 20 vagas cada, ofertadas em diferentes dias da semana e horários. “A internacionalização da UFMS é um processo que vai além da mobilidade acadêmica e da assinatura de acordos para cooperação. Ela passa também pela criação de condições objetivas para que nossos estudantes, servidores e parceiros tenham acesso às ferramentas que possibilitem participar de um ambiente internacional. A oferta desses cursos de línguas, em parceria com a Rede Andifes IsF, é um passo concreto nessa direção”, acrescenta Cancio.
Os candidatos matriculados em curso de graduação serão classificados em ordem decrescente de acordo com a média geral acadêmica. Já os estudantes de mestrado e doutorado serão classificados em ordem decrescente de acordo com os critérios de número de disciplinas cursadas com aproveitamento de conceito A e B. Os servidores e os colaboradores serão classificados em ordem decrescente conforme o tempo de efetivo exercício na UFMS.
O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 30 de setembro na página da Aginter e o final em 6 de outubro. As aulas terão início a partir do dia 6 de outubro. Mais informações podem ser conferidas no edital abaixo:
EDITAL (AGINTER_PROGEP_PROECE) n 76, de 15-09-2025.
Texto: Thalia Zortéa
