No próximo dia 19, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), vinculado ao curso de Ciências Contábeis do Câmpus da UFMS de Três Lagoas (CPTL), realiza o Fórum de Cidadania Fiscal: Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, às 19 horas, no anfiteatro Dercir Pedro de Oliveira, localizado na Unidade 2. As inscrições são gratuitas, porém as vagas são limitadas, e haverá emissão de certificados de presença para os inscritos.
“Essa é a primeira ação com a temática de cidadania fiscal e foi motivada em função do período próximo de início do envio da declaração do IRPF 2025, quando muitas pessoas têm dúvidas. O fórum visa a capacitar os participantes e atualizar sobre as novidades do IRPF 2025, bem como passar dicas para o envio da declaração”, explica o professor do CPTL e coordenador do NAF, Cleston dos Santos.
Participam do Fórum o delegado da Receita Federal de Campo Grande, Zumilson da Silva, o delegado-adjunto Henry de Oliveira e o auditor fiscal Moacir Menin. “O evento é uma grande oportunidade para os estudantes, profissionais, contribuintes e demais interessados se atualizarem sobre as novas regras da declaração do imposto de renda e garantir que sua declaração e/ou de seu cliente esteja em conformidade”, detalha o professor.
O evento tem ainda o apoio da Rede NAF da Receita Federal. “O NAF do CPTL faz parte de um projeto de extensão com o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para cidadãos e pequenas empresas. O Núcleo possui acordo de cooperação com a Receita Federal do Brasil – Delegacia de Campo Grande, com vigência deste outubro do ano passado, para realização de ações em conjunto, como o Fórum”, explica Santos.
Parceria
O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino superior que oferecem os cursos de Ciências Contábeis ou Comércio Exterior, com o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo e apoiar a formação de estudantes. Na UFMS, o NAF da Cidade Universitária foi criado em 2018 e, em 2024, a iniciativa foi expandida para o CPTL.
“A parceria com a Receita Federal tem sido muito positiva para o Curso de Ciências Contábeis, os estudantes têm aderido ao projeto e participado das ações. É uma grande oportunidade para os estudantes aplicarem o conhecimento de sala de aula e promoverem ações de cidadania junto à sociedade. Vejo como uma grande oportunidade para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes”, avalia o coordenador.
O Acordo de Cooperação com a Receita Federal foi firmado em outubro e, desde então, várias ações tem sido desenvolvidas, como orientações de controle contábil e gerencial junto aos microempreendedores individuais, pequenos empresários, associações sem fins lucrativos; orientações sobre IRPF; ações de educação fiscal junto aos estudantes das escolas de Três Lagoas e região. “Nas ações de educação fiscal, o projeto do curso representou o Estado de MS no Prêmio Nacional de Educação Fiscal. E, para 2025, esse fórum é uma das atividades. Na sequência, ainda estão previstas ações de atendimentos individuais (mediante agendamento) no ponto fixo de atendimento do NAF do CPTL, que fica no Hub de Inovação, localizado na Unidade 1 do CPTL, além de ações itinerantes pela cidade”, conclui.
Texto: Vanessa Amin