Novas competências para o novo normal

“Qual competência você acha que será fundamental no Novo Normal?”, com esta pergunta foi dado início à mesa-redonda da quarta-feira, à noite, no Campus do Pantanal: “ Novas competências para o novo normal”. Participaram do debate as professoras Helyda Mayara Guedes de Castro, Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco e MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade de Pernambuco, e, Suely Milanez, Graduada em Psicologia pela UniCEUB, MBA em Gestão Estratégica de RH pela ESAD e pós-graduanda em Psicologia Positiva pela PUC-RS, e foi mediado pelo professor e coordenador do curso de Administração do CPAN/UFMS, Fernando Thiago. O evento faz parte da programação da 4° Semana de Desenvolvimento Profissional.

Como respostas dos participantes para a pergunta de abertura surgiram os seguintes conceitos: persistência, criatividade, autoconhecimento, protagonismo, inteligência emocional, etc. E com isso, as professoras destacaram dez competências que podem ajudar nesse Novo normal.

Começaram abordando a resolução de problemas complexos. A busca de soluções precisam ser inovadoras, segundo as professoras “ ninguém estava preparado para esse momento, mas é preciso se utilizar da criatividade. As empresas estão passando por um momento que não poderiam prever, e os profissionais que chegarem a essas empresas devem conseguir desenvolver essas competências para ajudar a empresa.”

Falaram sobre o pensamento crítico, criatividade, gestão de pessoas, autogestão e pensamento coletivo, inteligência emocional, capacidade de julgamentos e tomada de decisões, orientação para bem servir, negociação e flexibilidade coletiva.

Um debate rico em conhecimento para o momento atual em que vivemos, onde as professoras colocam o indivíduo em foco, são habilidades humanas que necessárias para enfrentar as novas dificuldades impostas, todas as habilidades/competências trazidas pelas professoras mostra que o indivíduo deve começar por ele próprio, ele precisa ter autonomia, pensar além do óbvio, fortalecer sua confiança, sua inteligência emocional.

E para finalizar, foram discutidas as mudanças que são necessárias para esse novo momento, as professoras trouxeram a frase de um autor desconhecido: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Serviço

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.

Aos inscritos que já participaram de atividades e preencheram as listas de frequência, a organização informa que a emissão de certificados será feita pelo SICERT no link: https://certificados.ufms.br/. O participante será avisado sobre a disponibilidade do certificado pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição.

Texto e imagens: Tina Ramalho (estagiária da Agecom no Cpan)