A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), como instituição de ensino superior preocupada com boas práticas que remetam à qualidade das relações humanas na vida universitária, mostra-se favorável à integração saudável entre seus estudantes no processo de acolhimento dos calouros. Por tal motivo, a UFMS veda veementemente a prática de trotes que possam gerar constrangimentos entre os acadêmicos, tal como exposto no art. 1º da Lei Estadual 2.929/2004: “coação, agressão física, moral ou qualquer outro meio que possa constranger ou colocar em risco a saúde, a integridade física ou a violação da dignidade humana ou expor a situações vexatórias”.
A equipe da Ouvidoria da UFMS está orientada para lidar com denúncias sobre exageros e situações vexatórias na recepção dos calouros, o que inclui a possibilidade de abertura de processos disciplinares para apuração das responsabilidades. Os canais de diálogo com a Ouvidoria são o site ouvidoria.sites.ufms.br e o sistema e-Ouv, do Governo Federal, além do telefone (067) 3345-7983, disponível das 8h às 22h.
Como forma de receber bem seus novos alunos, a UFMS, por meio de sua Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), planejou eventos de recepção na Cidade Universitária e em todos os campus do interior do Estado nesta terça-feira, 18/4. Todos os calouros e familiares estão convidados. Em Campo Grande, a recepção ocorrerá no Teatro Glauce Rocha, em sessões durante todo o dia. Mais informações estão no link: https://www.ufms.br/calouros-serao-recepcionados-com-eventos-dias-18-e-19-de-abril/
