Nota Oficial em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade

A atual gestão da UFMS defende a universidade pública, gratuita, de qualidade e plural, e é contrária aos bloqueios orçamentários que prejudicam as atividades de ensino, de pesquisa, de extensão, de empreendedorismo e de inovação.

A livre manifestação das entidades representativas de docentes, técnicos e estudantes é parte do processo democrático. Entretanto, é imperativo preservar a imagem da nossa UFMS e assegurar o funcionamento da Instituição, garantindo a realização das suas atividades acadêmicas, o ambiente administrativo adequado, além das atividades essenciais, em laboratórios, clínicas, museus, hospitais universitário e veterinário.

Manifestações baseadas em ocupação e/ou restrição ao uso de salas e laboratórios violam o direito individual dos integrantes da comunidade universitária e o direito coletivo da própria comunidade, interferindo no funcionamento da UFMS, o que não é adequado para o ambiente público.

A administração da UFMS se opõe a qualquer tipo de restrição e/ou impedimento que coloque em risco o patrimônio público e a segurança das pessoas, prejudique a imagem institucional, e impeça a realização de atividades como aulas de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão, estágio, projetos de pesquisa, atendimentos ao público e realização de processos administrativos, como pagamentos de bolsas e auxílios, e fechamento de folha de pagamento dos servidores.

A UFMS é um patrimônio educacional do Estado de Mato Grosso do Sul, presente em 21 municípios, e contribui há 40 anos com o desenvolvimento nacional, regional e local, para o fortalecimento das políticas públicas nos ambientes social, ambiental e econômico, o que deve ser divulgado à população. Por esta razão, manifesta apoio às boas práticas da comunidade universitária que reafirmam para toda sociedade a relevância da UFMS, a melhor universidade de Mato Grosso do Sul, e divulgam os projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação que mostram impacto econômico e social e traduzem o orgulho de ser UFMS!