A UFMS, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), unidade vinculada a Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (AGINOVA), disponibilizou todos os softwares registrados pela UFMS em seu site, que podem ser acessados no link: http://lnk.ufms.br/3cdpI
De acordo com Guilherme castro, chefe do NIT, estão disponíveis ao público 34 softwares registrados, sendo que cada página contém dados individualizados sobre cada um dos softwares, ou seja, resumo, vantagens, titulares e autores. “Os softwares registrados são resultado das atividades em projetos de ensino, pesquisa, extensão, e ainda desenvolvidos pela AGETIC, sendo que alguns projetos envolveram outras instituições, como Embrapa, UCDB, USP, UFGD, UEPG, Energisa, dentre outras”, explica.
“Matemática Elementar Móvel”, um dos softwares do portifólio é usado para o ensino de matemática elementar, disponível para o sistema Android, desenvolvido pela fábrica de software de câmpus de Ponta Porã. Outro software para utilização em celular é o Bioleaf, resultado de projeto de parceria entre UFMS, USP e UCDB, que utiliza imagens capturadas do telefone ou carregadas da galeria de fotos e identifica automaticamente as regiões de folhas danificadas pela herbivoria de insetos e então estima o percentual de desfolha em relação à área total.
Outros softwares registrados são o Cryon Crypto Signer, que assina digitalmente documentos e valida os arquivos assinados. EDLS, utilizado em fechadura elétrica, realiza o controle de acesso de pessoas em ambientes fechados com cartão RFID, dispensando o uso de chaves físicas. SafecApp, utilizado para avaliação de projetos em feiras científicas.
No portfólio encontram-se ainda os programas: SGAF, SIDAT, Avaliaonline, Capacita, Pantaneiro, Titan Framework, Suplementa Certo, SAC Gado de Corte, Raspberry-TV, Sigpos, AGapES, Yacare, Questionário avaliativo sobre drogas, Biovic, 2+ Dengue, AlfaBrinque, PassosEdu, SysCGenerator, Roteador ZigBee, SigFAP, TapAI, BPL-Framework, Sigelps, Sigad-Livre e Sinba.
O registro é realizado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (lNPI), pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da UFMS e pode ser solicitado por qualquer pessoa ligada da comunidade acadêmica (professores, alunos e técnicos), desde que o software seja desenvolvido pela AGETIC ou resultado de um projeto de ensino, pesquisa ou extensão. A solicitação é feita por meio do preenchimento de um formulário eletrônico; as informações e o acesso ao formulário estão disponíveis neste link: https://aginova.ufms.br/nit/pi/
Este portfólio é um dos resultados do projeto, em andamento, de Aprimoramento da Gestão do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFMS, financiado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).
