Entre 7 e 11 de abril, será realizada a 29ª edição da Jornada Acadêmica de Farmácia. Neste ano, o tema escolhido é Nanotecnologia aplicada à Farmácia: desafios e oportunidades. O evento é realizado anualmente e aborda temas ligados à vida profissional dos farmacêuticos.
A escolha do tema foi resultado de um processo colaborativo entre a comissão e representantes da comunidade universitária, levando em consideração os desafios contemporâneos da área, as demandas regionais e as tendências que estão moldando o cenário nacional e internacional. O objetivo é promover uma reflexão crítica e, ao mesmo tempo, propositiva, por meio do diálogo do tema com o momento atual e da troca entre pesquisadores, estudantes e profissionais.
“A Jornada Acadêmica de Farmácia é um evento anual de grande importância para nossos discentes, pois não apenas aproxima estudantes de todas as fases do curso em um ambiente científico, mas também, a cada edição, aborda um novo tema relevante para a sociedade, contribuindo significativamente para a formação dos futuros farmacêuticos. Neste ano, o tema escolhido, relacionado à nanotecnologia, é inovador e de ponta, sendo tradicionalmente mais associado a estudos em nível de pós-graduação. Com isso, buscamos ampliar os horizontes dos alunos desde a graduação, estimulando o interesse pela nanotecnologia e suas diversas aplicações. Nosso objetivo é que os futuros farmacêuticos da UFMS considerem também a atuação no setor industrial relacionado a nanotecnologia, amplamente aplicada em áreas como terapêutica, odontologia, cosmetologia e outras”, ressalta o professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) e um dos coordenadoras do evento Everton Alencar.
A jornada será realizada no auditório Professor Inardi Adami, na Cidade Universitária. A programação de 7 a 9 de abril conta com palestras, mesas-redondas e troca de experiências profissionais. Já nos dias 10 e 11 de abril, estão programados minicursos sobre temas diversos. Também estão previstas mostras de projetos acadêmicos pelos estudantes de graduação. “Uma das atividades que mais se destaca nesta edição é a mesa-redonda de abertura, que contará com a presença de especialistas reconhecidos nacionalmente, debatendo os impactos da inovação tecnológica nos processos de formação e atuação profissional. Além disso, as oficinas temáticas oferecem uma oportunidade única de aprofundamento prático em temas emergentes da área, com vagas limitadas e alto índice de procura”, explica a estudante responsável pela equipe de marketing do evento, Larissa Correa.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página oficial do evento, onde também estão disponíveis o cronograma completo, atividades paralelas, formas de participação e contatos. São esperados mais de 200 participantes e há vagas limitadas para algumas ações.
“O evento é aberto e inclusivo. Embora seja promovido pela UFMS, nosso objetivo é fomentar o diálogo entre diferentes instituições e realidades. Por isso, profissionais da área, estudantes de outras universidades, pesquisadores independentes e interessados no tema são todos bem-vindos. Acreditamos que a diversidade de vozes e experiências enriquece o debate e fortalece as redes de colaboração”, finaliza Larissa.
Texto: Vanessa Amin