Na região do Conesul, câmpus de Naviraí é ferramenta para desenvolvimento local

Naviraí é conhecida por ser um polo da região Conesul no estado, visto que é passagem de turistas e viajantes comerciais para outros estados e países fronteiriços. Diante desse cenário, a demanda pela formação de professores da educação básica aumentou, fomentando a implantação de mais uma unidade da UFMS. O câmpus de Naviraí (CPNV) iniciou suas atividades em 2009, oferecendo os cursos de licenciatura em Pedagogia e Ciências Sociais, a partir da Resolução do Conselho Universitário (Coun) nº 65 de 2008, uma ação do processo de expansão do ensino superior, formulada pelo plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

No início, as aulas eram realizadas nas instalações da Escola Municipal Marechal Rondon, local cedido pela prefeitura municipal. Mas em 2010 foi inaugurada a nova estrutura do câmpus, localizada na saída para Ivinhema.

Após estudos e pesquisas com a população local, no primeiro semestre de 2016 foi aprovada a implantação do curso de bacharelado em Administração, e no mesmo ano, com a contratação de docentes para a nova graduação, institui-se a pós-graduação lato sensu MBA em Gestão de Negócios.

Há dez anos, o câmpus é uma importante ferramenta para o desenvolvimento intelectual e cultural da população e de suas cidades circunvizinhas. Atualmente conta com 425 acadêmicos, distribuídos pelos quatro cursos da graduação e 25 da especialização.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)- com informações de arquivo

Foto: Arquivo