Música Elisabetana é tema de palestra no Festival Mais Cultura

No segundo dia do Festival Mais Cultura, a palestra “Música Elisabetana para alaúde e estilos ponteado e rasgueado dos séculos 16 e 17” será ministrada por Guilherme de Camargo, um dos principais instrumentistas de cordas dedilhadas do país.

A palestra será sobre o alaúde na época de John Dowland e rainha Elizabeth I, e o instrumentista irá abordar o encontro da música antiga com o homem contemporâneo. “Minha principal intenção não é a de ser mais um instrumentista falando sobre como nós devemos fazer a música do passado, mas eu gostaria de ser um músico que faz a música do presente pensando no passado e pensando no futuro, então é esse abraço entre a música histórica, entre a pesquisa e entre nossa própria imaginação que eu gostaria de trazer para esse encontro”, afirma.

Guilherme de Camargo tem sua formação inicial em violão clássico, passou por um período na Holanda como estudante de Música e instrumentos antigos, onde teve um maior contato com o universo da música antiga e instrumentos de cordas dedilhadas. É doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo e graduado com os títulos de mestre em Musicologia e bacharel em violão erudito pela mesma instituição.

A palestra será no dia 17 de novembro, às 20h30, e poderá ser acessada gratuitamente através do link meet.google.com/zbh-ifvt-ver.

Texto: Raissa Quinhonez (estagiária da Agecom)