Música, comida boa e solidariedade marcam primeiro dia de Arraiá UFMS na Cidade Universitária

Houve motivos de sobra para a comunidade comparecer ao Arraiá UFMS da Cidade Universitária na noite de sexta-feira, 12. A festa, que teve apresentações com DJ e duplas sertanejas, foi animada e marcou o retorno dos estudantes e dos grandes eventos à Universidade. A diversão continua neste sábado, 13, com novas atrações e entrada de 1kg de alimento não perecível. 

O reitor Marcelo Turine e o diretor de Serviços e Logística, Nilton Conde Torres, prestigiaram o evento.

O reitor Marcelo Turine destacou a importância da integração da UFMS com a comunidade e explicou que é a primeira vez que o Arraiá acontece na Esplanada do Morenão. A expectativa é continuar com a realização de grandes eventos no espaço. “É uma festa muito bonita e estamos recebendo muitos jovens. É importante estudar e também celebrar a vida, além de participar de ações sociais. A entrada é com a doação de alimento, para ajudar quem precisa em Campo Grande “, enfatizou.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, ressaltou a alegria em receber os estudantes com festa, após o período de férias e depois de tanto tempo na pandemia. “Estamos devolvendo a vida cultural para a nossa comunidade acadêmica e para a cidade. A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul foi uma excelente parceira em contribuir com esta festa, com toda essa estrutura e entrada franca. Esperamos manter este padrão nos próximos Arraiás!”.

De acordo com o diretor de Cultura e Esporte, João Batista de Santana, a expectativa de público é de 3 mil pessoas em cada dia de evento. “Estamos esperando muita gente e, por isso mesmo, pensamos em cada um contribuir com 1 kg de alimento. Isso é muito bem-vindo, pois todos podem ajudar as famílias carentes, que estão precisando”, disse.

Além de prestigiar o evento, a comunidade universitária pôde participar também com a venda de alimentos e bebidas. A estudante Eloá Brigol, da atlética do curso de Letras, estava à frente de uma das barracas, para a venda de bolos. “É uma excelente oportunidade para arrecadar fundos e ajudar a atlética. Estar em um evento grande como esse é um pouco assustador, porque nos desacostumamos com todo este movimento, mas estamos animadas e esperamos que seja um sucesso”.

Maria Eronilda organizou a venda de salgados no evento.

Maria Eronilda também é membro da comunidade e é uma das comerciantes da Feira Agroecológica da UFMS, uma parceria que já dura 8 anos. Ela explica que decidiu participar do evento com a venda de salgados, como uma forma de interagir com a sociedade e reforçar a renda. 

Além dos bolos e salgados, o Arraiá tem opções para todos os gostos: caldos, pipoca, crepe, cachorro-quente, espetinho, chocolate quente, pastel, batata frita, curau, pamonha, sopa paraguaia, coxinha, esfirra, doces de coco e de amendoim e bebidas.

Não foi só a oferta de alimentos que foi variada. O evento atraiu toda a comunidade, tanto interna como externa, com públicos de diferentes idades e gostos musicais. A estudante Juliane Rojas, de 16 anos, chegou acompanhada da família, com a expectativa de aproveitar o show da dupla Henrique e Diego. “Eu já conheço a UFMS, venho desde pequena. Espero que seja uma noite maravilhosa, vim para me divertir com a minha família e aproveitar a noite”.

Os alimentos arrecadados na entrada ajudarão muitas famílias.

Os estudantes do curso de Educação no Campo, Lívia Torres e Lucas Dias, também não perderam a oportunidade de aproveitar as atrações do Arraiá da UFMS. Eles foram para a festa logo após o término da aula e elogiaram a estrutura do evento. “Já estávamos aqui no Câmpus e resolvemos passar para curtir, viemos direto. Há muito tempo não vínhamos em um evento assim, é muito legal para interagir”, contaram.

O corretor de imóveis Epaminondas Brito, de 64 anos, soube do Arraiá pelas redes sociais e pretende participar dos dois dias de evento. “Eu vi na internet e já me interessei muito. Está sendo muito bom e no sábado estarei aqui novamente”, prometeu. 

Hoje tem mais!

A festa continua na noite deste sábado, 13, a partir das 20 horas, na Esplanada do Morenão. As atrações musicais incluem o DJ Panda e a apresentação das duplas Zé Lucas e Benício e Patrícia e Adriana. A entrada será 1kg de alimento não perecível.

Texto e fotos: Mylena Rocha

Foto de capa: Thayná Oliveira