São 590 vagas oferecidas em todo o país por 48 instituições de ensino superior, entre elas a UFMS
Até quinta-feira, 15, estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) oferecido em Rede Nacional por 48 instituições de Ensino Superior, entre elas a UFMS. O objetivo é capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. A coordenação nacional do Profletras é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. A taxa é de R$ 150,00. Os interessados devem acessar o portal do Núcleo Permanente de Concursos da UFRN – Comperve – e ler cuidadosamente o edital, para em seguida preencher o formulário de inscrições, escolhendo a instituição de ensino na qual deseja cursar o mestrado.
Os requisitos para participar do processo são: ser portador de diploma de curso superior de licenciatura em Letras, habilitação em português, devidamente registrado no Ministério da Educação; ser professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores; e estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do Ensino Fundamental (1º ao 9º).
O curso é semipresencial, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Letras. Na UFMS são oferecidas sete vagas para ampla concorrência e duas vagas para ações afirmativas, no Câmpus de Três Lagoas (CPTL), onde serão administradas as aulas presenciais. As provas constam de 20 questões objetivas e uma discursiva, com caráter eliminatório e classificatório. O candidato fará a prova na instituição escolhida no momento da inscrição. A data de realização é 5 de fevereiro de 2023.
A coordenação local do curso está sob a responsabilidade do professor do CPTL Renato Rodrigues Pereira. “Desde o início do oferecimento do Profletras, em 2013, a UFMS titulou 50 professores da Educação Básica. Atualmente, há 13 acadêmicos matriculados e no edital atual há nove vagas disponíveis para o CPTL”, explica Renato. “O Profletras contribui para a formação continuada, em nível de mestrado, de professores da área de Letras que atuam de forma efetiva na Educação Básica, para que possam melhorar ainda mais suas didáticas em sala de aula e, consequentemente, desenvolvam um ensino de qualidade aos alunos”, comenta.
Mais informações podem ser obtidas nos editais e manuais, disponíveis aqui.
Programas de pós-graduação profissionais
De acordo com o diretor de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFMS, Daniel Henrique Lopes, atualmente, há oito mestrados profissionais e um doutorado profissional oferecidos pela Universidade. Além do Profletras, há mestrados profissionais em: Administração Pública, Artes, Bioquímica e Biologia Molecular, Matemática, sendo um no Instituto de Matemática e outro no CPTL, Filosofia e Química. O doutorado profissional é em Bioquímica e Biologia Molecular. Para saber mais sobre todos os PPGs da UFMS acesse o portal posgraduacao.ufms.br.
Texto: Vanessa Amin
