Mesa redonda vai debater sobre a diversidade sexual

Por meio de uma parceria entre a UFMS e a Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT do Estado de Mato Grosso do Sul, será realizada na próxima quinta-feira, 24, às 15h, uma mesa redonda com o tema “Gênero e diversidade sexual na UFMS: desafios e acolhimento”. O evento virtual será transmitido pelo canal da TV UFMS.

A conversa faz parte da Campanha Eu Respeito, que em maio se voltou ao trabalho desempenhado por todos os professores, técnicos-administrativos e estudantes da Universidade, abordando, entre outros assuntos, o acolhimento. O evento dá continuidade ao tema e está inserido também na programação da Semana do Orgulho LGBT+ de Mato Grosso do Sul.

“Debater esse assunto é de extrema relevância no ambiente universitário, uma vez que a universidade deve ser um ambiente acolhedor. É na universidade que muitos jovens encontram pela primeira vez o apoio de coletivos e esse apoio os fortalece para combater o preconceito e também para melhorar a qualidade de vida do estudante na instituição”, enfatiza a diretora de Inclusão e Integração Estudantil (Diiest) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), Luciana Contrera.

Para a psicóloga Rebeca de Lima Pompilho, do Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (Centrho), órgão vinculado à Subsecretaria do Estado de Políticas Públicas LGBT, realizar a ação em parceria com a UFMS é fundamental para a troca de conhecimento no ambiente acadêmico. “É muito importante as instituições trabalhando juntas para a promoção de equidade e respeito no âmbito da Universidade. Somos plurais e precisamos dialogar e dar visibilidade a essas questões de gênero, orientação sexual, assim como os demais marcadores como raça, etnia, deficiência, dentre outros. Essa ação vem com a proposta de ser um espaço aberto de troca, de escuta, um diálogo tanto para informar, como para identificar as demandas de modo a promover um ambiente mais acolhedor, seguro e respeitoso”.

A conversa terá a presença do presidente da Comissão Especial Processante LGBT e subsecretário de Políticas Públicas de MS, Leonardo Bastos; do professor Paulo Vinícius Baptista da Silva, da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR); do professor Marcelo Victor Rosa do curso de Educação Física e do Mestrado em Estudos Culturais da UFMS; e, representando os estudantes, Louie Florentim de Oliveira do curso de Artes Visuais da UFMS.

“Nesse mês que é celebrado mundialmente o Orgulho LGBT é uma oportunidade que temos de poder ter debates, diálogos para discutir gênero e diversidade sexual. Precisamos que a sociedade conheça mais sobre essa temática, que compreenda melhor a violência que a comunidade LGBT+ é submetida e que a partir dessas reflexões e diálogos, eles possam estar engajados não só na promoção da cidadania, desse seguimento, mas também engajados pelo fim da violência LGBTfóbica”, diz o subsecretário de Políticas Públicas de MS, Leonardo Bastos.

Campanha Eu Respeito

A campanha Eu Respeito do mês de maio destacou o trabalho desempenhado por todos os professores, técnicos administrativos e estudantes da Universidade. No dia 18 foi realizada uma roda de conversa exclusiva para servidores da Proaes e da Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT do Estado. A Universidade também segue promovendo atividades do programa Se Cuide, Te Amo! – Uma ação do coração da UFMS, que foca no cuidado com a comunidade universitária e sua saúde mental e física, principalmente em tempos de pandemia.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Lidiane Antunes (estagiária de Jornalismo)