Melhor dissertação do Brasil em Sistemas de Informação contribui para alianças entre empresas

A dissertação Uma Abordagem Baseada em Cenários para Extração de Requisitos de Tolerância a Falhas de Sistemas-de-Sistemas a partir de Processos-de-Processos de Negócios conquistou o primeiro lugar da categoria no 7º Concurso de Teses, Dissertações e Trabalhos de Graduação em Sistemas de Informação, realizado durante o 21° Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. O trabalho, defendido em 2024, foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Faculdade de Computação (Facom), por Sidny de Almeida Molina, sob orientação da professora Maria Istela Cagnin.

O problema de pesquisa tratado no estudo foi uma das carências da literatura da área identificadas pela professora Maria Istela durante o estágio pós-doutoral no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo. No decorrer do pós-doutorado, no período de 2019 a 2020, a docente investigou e caracterizou os processos de negócios dinâmicos e complexos que surgem quando há formação de alianças de organizações resultantes de fusões, aquisições ou parcerias entre empresas, chamados de Processos-de-Processos de Negócio (PoP). 

“Esses processos são geralmente automatizados por sistemas de software complexos, heterogêneos e dinâmicos, chamados Sistemas-de-Sistemas (SoS), que, por sua vez, quando alinhados com o nível de negócio das alianças, são fundamentais para ajudá-las a alcançar os seus objetivos estratégicos, obter maior lucratividade e se manterem competitivas no nicho de negócio em que atuam. Entretanto, o desenvolvimento e a evolução de SoS são extremamente desafiadores, principalmente porque eles englobam sistemas de software de várias organizações, que devem se comunicar para obter funcionalidades não fornecidas por cada sistema individualmente”, informa a professora. Diante disso, ela observou que a informação valiosa do nível de negócio das alianças de organizações poderia ser utilizada para superar diversos desafios técnicos do SoS. 

Conforme Sidny, o principal objetivo do trabalho foi identificar e descrever requisitos importantes para que um conjunto de sistemas de software consiga continuar funcionando mesmo quando ocorrem falhas na comunicação entre eles. “Para isso, usei informações sobre como essas falhas são tratadas nos modelos que representam os processos de negócios, ou seja, o funcionamento das atividades entre organizações. Com base nesses modelos, extraí requisitos voltados à tolerância a falhas, ou seja, à capacidade dos sistemas lidarem com erros sem comprometer a missão do SoS”, explica.

O mestre em Ciência da Computação indica que é relativamente comum encontrar trabalhos que abordam a extração de requisitos funcionais de sistemas tradicionais, de forma mais genérica, a partir de modelos de processos de negócios. O diferencial de sua dissertação foi ir além da abordagem convencional, concentrando-se na extração e especificação de requisitos não funcionais de tolerância a falhas em SoS, ou seja, em conjuntos de sistemas interdependentes, e não em um sistema isolado. “A principal inovação foi realizar essa extração com base em informações do nível de negócio, mais especificamente no tratamento de exceções em processos de negócios, estabelecendo um elo direto com o nível técnico na perspectiva do SoS. A minha dissertação possibilitou o alinhamento entre os níveis de negócio e técnico, contribuindo para a estabilidade e confiabilidade dos SoS, além de oferecer um novo olhar sobre como os processos de negócio podem orientar o tratamento de falhas em contextos mais complexos e interconectados”, descreve.

A orientadora ressalta que o trabalho desenvolvido por Sidny é muito relevante, original e inovador para as áreas de Sistemas de Informação e Engenharia de Software. “Essa solução sistemática e automatizada para extrair e especificar requisitos de tolerância a falhas de SoS a partir de modelos PoP trouxe vários benefícios, dentre eles: o levantamento de requisitos de tolerância a falhas de SoS que precisam ser considerados pelos engenheiros de SoS para manter a estabilidade do sistema, e o alinhamento entre os níveis técnico e de negócio de alianças de organizações, favorecendo a sua competitividade e lucratividade. Assim, o estudo contribui para tornar os SoS mais robustos, reduzindo impactos negativos causados por falhas e fortalecendo parcerias estratégicas entre empresas”, informa.

Para avaliar a viabilidade do trabalho, os pesquisadores realizaram estudos de caso com a participação da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) da UFMS e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte. “A condução desses estudos foi primordial para analisarmos a exequibilidade da nossa solução em cenários reais. Aproveito para agradecer imensamente essas parcerias por meio do supervisor de Desenvolvimento de Ativos Digitais da Embrapa, Camilo Carromeu, e do então diretor da Agetic na época do desenvolvimento da dissertação, professor Luciano Gonda”, enfatiza. 

Premiações

A expectativa para a o prêmio de melhor dissertação trouxe a Sidny de Almeida Molina diferentes sentimentos. “Por um lado, confesso que não esperava, pois achei que não fosse possível. Digo isso não pela falta da minha capacidade, mas sim, por ter outros trabalhos melhores ou com mais impacto do que o meu. Por outro lado, um pouco antes do evento, eu vi os demais trabalhos com os quais estava concorrendo e, durante a leitura deles, notei que o meu trabalho estava mais próximo e mais alinhado aos grandes desafios em Sistemas de Informação. Depois disso, fiquei mais confiante”, relembra.

“Essa premiação é muito importante e significativa para mim. Eu provei para mim mesmo que sou capaz e que nada é impossível”, declara o agora mestre em Ciência da Computação, que foi o primeiro da família a conquistar o mestrado. Ele conta que durante a adolescência, por conta de condições de saúde como epilepsia, ouviu de familiares e conhecidos que seria incapaz ou que teria muitas dificuldades em estudar. “Através do mestrado, os resultados já obtidos anteriormente e agora desta premiação, provei o contrário. Claro que, é necessário muito foco, dedicação, tempo e muita paciência para obter bons resultados. Nada vem fácil e se tudo vem fácil, vai embora fácil. Durante a chamada da premiação me emocionei muito, muito mesmo. Lembrei de tudo o que passei durante a jornada do mestrado. […] Me senti grato por contribuir, por conhecer pessoas maravilhosas, por fazer amigos, entre estudantes e professores da Facom, e, principalmente, por escolher a orientadora certa. Serei eternamente grato a ela pela amizade e parceria que construímos nos últimos anos. Sou grato também à UFMS pelo acolhimento”, destaca. 

Para a professora, o prêmio vem coroar todo o trabalho desenvolvido pelo então estudante de pós-graduação, sob sua orientação. “Esse resultado é muito gratificante e motivador para mim. Todo reconhecimento que recebemos age como uma força motriz, que nos impulsiona para transpormos barreiras e mirarmos em conquistas cada vez mais expressivas. Para a Facom e a UFMS, a premiação representa uma grande oportunidade para evidenciar a qualidade do nosso Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e a competência do nosso corpo docente, o qual atua em projetos com pesquisadores de diversas instituições reconhecidas, nacional e internacionalmente, desenvolvendo pesquisas de ponta. Os resultados obtidos impactam positivamente a nossa sociedade, fortalecem a comunidade científica e impulsionam a vida profissional dos nossos egressos”, aponta.

Além da melhor dissertação, Sidny também recebeu, na edição de 2025 do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, o prêmio de melhor artigo da Trilha de Temas, Ideias e Resultados Emergentes em Sistemas de Informação, na categoria pós-graduação. A publicação traz parte do trabalho desenvolvido no mestrado. “Apresentamos diretrizes para extrair e especificar os requisitos de tolerância a falhas de SoS a partir de processos de negócios de alianças de organizações, além de apresentar resultados da pesquisa que realizamos a partir de estudos de casos reais. Confesso que não esperava esta premiação e fiquei bem feliz com este resultado”, declara.

O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação reúne pesquisadores, empresas, profissionais e estudantes para discutir contribuições, descobertas e avanços na área. A edição de 2027 será organizada e realizada pela Facom, na Cidade Universitária. 

Os estudos realizados no mestrado renderam ainda aos pesquisadores uma publicação técnica, referente ao registro de software da ferramenta de apoio à extração e especificação dos requisitos de tolerância a falhas, e outras oito publicações científicas em diferentes eventos, como o 25º Congresso Ibero-Americano em Engenharia de Software; o 5º e o 6º Workshop em Modelagem e Simulação de Sistemas Intensivos em Software; e no 38º Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software.

Texto: Ariane Comineti 

Fotos: Arquivo dos pesquisadores Sidny de Almeida Molina e Maria Istela Cagnin