Meio Ambiente é tema da campanha Eu Respeito de junho

A promoção da sustentabilidade está inserida nos valores da UFMS, com o propósito de incorporar estratégias, ideias, atitudes e ações responsáveis nas dimensões econômica, social, ambiental, cultural e institucional. Por isso o meio ambiente é tema da campanha Eu Respeito de junho, quando tradicionalmente é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. Em alusão ao mês voltado à conscientização e à preservação da natureza, o Monumento Símbolo ficará iluminado na cor verde.

A Universidade cumpre o seu papel ao promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desde 2018, com o vínculo de todos os projetos de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação a pelo menos um dos 17 ODS.

A ação contra a mudança global do clima está entre os ODS e as árvores podem contribuir com a redução dos efeitos do aquecimento. Pensando nisso, o Câmpus de Nova Andradina promove uma ação para o plantio de mudas doadas por estudantes e servidores durante todo o mês.

Os ODS não se concentram apenas no meio ambiente e no clima. A redução da desigualdade e a promoção da saúde e bem-estar estão entre os ODS e, portanto, o Câmpus de Três Lagoas (CPTL) propõe uma ação voltada ao movimento LGBTQIA+, já que junho é também o mês de celebração do orgulho dessa comunidade. No dia 1º, será realizada a roda de discussão sobre o acolhimento e abordagem integral à saúde da pessoa trans na Atenção Primária à Saúde.

Ainda com foco na sustentabilidade, a UFMS apoia o 6º Drive-Thru da Reciclagem, que será realizado entre os dias 2 e 5 de junho, na Plataforma Cultural (antiga Estação Ferroviária), em Campo Grande. A iniciativa recebe diferentes resíduos, como papel, eletrônicos, lâmpadas, pilhas, vidro, isopor, óleo usado, tecidos, sucata, baterias e medicamentos vencidos.

Na modalidade on-line e com transmissão no canal da TV UFMS, está prevista a palestra com o tema “As profundezas do universo” no dia 9 de junho, com a astrônoma brasileira e colaboradora da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), a Agência Especial estadunidense, e professora da  Universidade Católica da América, Duília Fernandes de Mello.

O CPTL ainda promove o workshop “Gestão das Estratégias Organizacionais e de Pessoas: Tendências e Desafios”. A palestra será no dia 14 de junho, no auditório Prof. Dr. Dercir Pedro de Oliveira.

Ainda na primeira quinzena do mês, o Câmpus de Chapadão do Sul realiza uma festa junina, para integração dos estudantes e servidores. O Arraiá está marcado para o dia 10 de junho, com música ao vivo, comidas típicas, brincadeiras e a quadrilha, que não pode faltar.

O Movimento Concerto segue com apresentações. No dia 21, o Teatro Glauce Rocha recebe a pianista Eloïse Bella Kohn, em um concerto aberto para toda a comunidade. Também com a meta de promover o acesso gratuito à arte, o projeto “Música e poesia em sala de aula” vai levar apresentações de curta duração feitas pelos estudantes de Música para toda a Cidade Universitária.

A cultura está presente também na programação da TV UFMS. O programa Todas as Artes deste mês fará uma viagem pela história do Mato Grosso do Sul, por meio da exposição do Museu de Arqueologia  da UFMS.

Os estudantes e docentes dos cursos de Enfermagem e Letras do Câmpus de Coxim farão uma ação em parceria com a Prefeitura para atendimento às comunidades da zona rural no dia 26 de junho. A atividade busca interação com a população por meio de atendimentos de saúde, como exames, pesagem, vacinação, além de atividades lúdicas para as crianças, com brincadeiras e contação de histórias.

Para fechar a programação, a UFMS realiza o workshop para a apresentação dos projetos aprovados no edital Desafio UFMS Sustentável 2022, com ideias inovadoras das Empresas Juniores que contribuem com a gestão da Universidade. O evento está previsto para o dia 21 de junho na Cidade Universitária.

Acompanhe as redes sociais, o Portal ufms.br, a TV UFMS e a Rádio Educativa UFMS 99.9 para saber os detalhes de cada atividade da campanha – e participe!

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Mylena Rocha