MEC, UFMS e RBCIP lançam Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica

Foi realizada na manhã de hoje, 15, a solenidade de lançamento do Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie). A cerimônia foi transmitida pelo canal do Ministério da Educação (MEC).

LabCrie é uma iniciativa do MEC e será conduzido em parceria com a UFMS e a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP). O principal objetivo é apoiar  a implantação de espaços dinâmicos em todas as unidades da federação, dedicados à formação continuada de professores da rede pública de ensino em inovação e tecnologias educacionais.

 

O Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, informou que serão investidos R$17 milhões para viabilizar os 27 espaços para inovação e tecnologia em todas as capitais e no Distrito Federal. “Tenho orgulho de entregar aos professores esse presente, como forma de manifestar nossa gratidão. Tenho insistido que a educação básica é o alicerce de toda a educação. A pandemia acelerou o anseio por explorar a tecnologia, por isso o MEC está trabalhando incansavelmente para oferecer condições e segurança aos nossos docentes, lutando ao lado deles pelo domínio do uso pedagógico dos recursos tecnológicos”, falou.

O Ministro destacou também que o programa será realidade com a adesão dos governadores. “Apelo para que nos apóiem nessa iniciativa, para que possamos preparar nossos profissionais para esse novo mundo pós-pandemia, no qual a tecnologia se tornou fundamental ao aprendizado. Ressalto nesse dia 15 que a presença do professor é algo insubstituível na educação, por mais que tenhamos ferramentas e laboratórios, são complementos que não tomam o lugar fundamental do professor, parabéns a todos”, afirmou.

 

“O Ministério da Educação tem compromisso com a criação, em conjunto com parceiros estaduais e municipais, representados pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), de ações que ajudem nossos professores no grande desafio que é a gestão da sala de aula. Essa ação voltada à criação do LabCrie é uma ação que vem reforçar esse comprometimento”, apontou o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo.

 

O reitor da UFMS, Marcelo Turine expressou orgulho e felicidade com a oportunidade de contribuir com o programa. “Nesse dia que comemoramos os grandes protagonistas da educação, estamos muito felizes em celebrar o lançamento do LabCrie. Ficamos felizes em contribuir com o MEC nas políticas e programas de inovação para a educação básica. Ver nossos jovens motivados a estudarem, aprenderem e, o mais importante, a sonharem com um mundo melhor, isso é fundamental. Como professor, pesquisador e gestor, acredito que o LabCrie é um caminho importante e estratégico para alcançarmos os indicadores de referência da educação básica”, anunciou.

 

A secretária de Estado de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranagua, falou sobre o amor que os professores têm com a profissão e com o qual se dedicam para que os estudantes aprendam as artes do “respeitar, conhecer, ouvir e caminhar. Nosso ofício vai além da sala de aula, dos cadernos, provas, tarefas a corrigir, das reuniões e discussões curriculares, nosso terreno é a alma humana. Caminhar é o que marca nossa trajetória enquanto profissionais da Educação, formando o homem consciente de sua função social, transformando e contribuindo para uma nação forte, sólida e pungente em suas instituições e valores. Não se pode limitar o pensamento aos ditames do presente tempo, se faz mister modernizar e transformar a sociedade pelo exercício diuturno de mentes que não se conformam, mas se renovam com o alvorecer de um novo dia”, apontou.

 

“Essa entrega de hoje se relaciona a dois eixos de ações prioritárias do MEC: o primeiro de valorização e fortalecimento dos nossos docentes e o segundo, a transformação digital da educação brasileira. Nós estamos hoje aqui dando um passo em direção à educação do futuro, parabenizo a todos envolvidos nesse projeto e com muita alegria fazemos a entrega neste dia, para marcar essa data tão simbólica a todos nós do MEC”, finalizou o secretário executivo do Ministério da Educação, Victor Godoy.

 

Após a cerimônia de abertura foi realizada uma mesa técnica sobre o programa com a participação do diretor de Formação docente e valorização de profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, a coordenadora da Secretaria de Educação Básica do MEC, Leda Bitencourt e a especialista chefe do programa, Naira Libermann.

 

LabCrie

O programa Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie) é formado por especialistas da Educação, Tecnologias e Inovação. A estratégia principal será apoiar a disseminação dos ecossistemas de inovação na sociedade e a implantação dos laboratórios em consonância com uma educação integrada às novas tecnologias digitais. A governança das ações será realizada por meio do Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica do Brasil (LabInova) na UFMS.

Mais informações e a adesão ao programa podem ser acessadas no site: labcrie.ufms.br.

 

 

 

Texto e imagens: Ariane Comineti