MEC realiza seminários para lançar projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica

Reitor Marcelo Turine participou do primeiro seminário nesta segunda-feira

Durante esta semana, o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), realiza uma série de cinco seminários regionais para lançar o Projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica.

O objetivo dos seminários é garantir que os secretários de educação e a comunidade conheçam projeto. O primeiro seminário acontece nesta segunda-feira, 12, e contempla a região Centro-Oeste. “Gostaria de cumprimentar todos, especialmente os prefeitos e secretários de educação que participam do lançamento deste projeto, que tem como objetivo construir um canal permanente de comunicação entre as prefeituras e a SEB, para que possamos apoiá-los na nova realidade decorrente da pandemia da Covid-19. Queremos que esse processo de comunicação seja simples e objetivo no qual as informações compartilhadas pelos gestores possam percorrer toda a cadeia de decisão, chegando até o MEC, utilizando os processos de análise e gestão. Convido os três mil municípios que fazem parte desta primeira parte do projeto que façam a adesão”, falou o ministro Milton Ribeiro.

A diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica da SEB Ana Caroline Santos Calazans Vilasboas falou em nome do secretário Mauro Rabelo. “Aproveitem para tirar as dúvidas e conhecer nossa proposta. Agradeço a todos os parceiros no desenho deste projeto, que foi elaborado com muito carinho. Sejam bem-vindos e aproveitem a manhã para trocar conhecimentos”, disse. “Temos trabalhado duramente para ultrapassar este momento de pandemia e espero que em breve possamos estar presencialmente celebrando este belo projeto que, para nós, é uma oportunidade concreta de fortalecermos os laços com a sociedade, com a educação básica, com as prefeituras e secretarias de educação. Para a UnB a formação de professores é um pilar importante e, aliada ao lançamento desta ação, reiteramos o compromisso de oferecer soluções para os problemas nacionais”, ressaltou a reitora da UnB Márcia Abrahão Moura.

O reitor Marcelo Turine participou das atividades, transmitidas pelo Youtube e outras plataformas do MEC nas redes sociais. “Quero parabenizar o MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação pelo desenvolvimento desse projeto. Agradeço o convite para participar desse seminário, para falar um pouco sobre os municípios do nosso Mato Grosso do Sul, em especial de Dourados que será uma das cidades-piloto deste projeto. É importantíssimo a educação fazer parte do planejamento estratégico institucional da governança e inovação no Brasil. Agradeço também à Universidade de Brasília, pela cooperação científica e tecnológica. Coloco a UFMS à disposição para fortalecer o diálogo institucional e que possamos construir, por meio da educação, projetos que melhorem a competitividade do nosso país. Tenho certeza que essa sala vai apresentar e monitorar as boas práticas para avaliar a gestão da educação básica nos municípios. É uma satisfação estar com todos. Que tenhamos um bom evento”, disse o reitor Marcelo Turine.

Sobre o projeto

No site  www.projetosalasebunb.com.br os interessados podem se cadastrar. O projeto é voltado, especialmente para secretarias municipais, estaduais e distrital de educação; além das prefeituras municipais, mas qualquer pessoa que tenha interesse pode participar. De acordo com informações da SEB, espera-se promover uma atuação eficiente e moderna, a partir da implementação de modelos de informação, que sejam capazes de criar uma comunicação clara e objetiva ao mesmo tempo em que será capaz de acompanhar e apoiar os gestores e secretários de educação no contexto da pandemia de Covid-19 e após a superação desse desafio seguir contribuindo com o aprimoramento do ensino básico no país.

Os encontros on-line foram criados em parceria com o Laboratório de Inteligência Pública da UnB (PILab/UnB) e não terão custos para os municípios.

Todo o processo se baseia na transferência da tecnologia de gestão – Relatório de Evidências Auditáveis de Gestão e Governança (REAGBR) – para as secretarias de educação dos municípios, participantes desta etapa.

O processo de implementação se dará por meio de capacitação a partir da prática já existente nas secretarias municipais. O acompanhamento e as capacitações serão executados pela equipe do PILab/UnB. Todas as atividades acontecerão on-line e os manuais serão atualizados sempre que houver evolução das etapas do projeto.

Acompanhe o Seminário da região Centro-Oeste:

Abaixo, a programação e cronograma dos seminários (horário de Brasília):

Texto: Vanessa Amin, com informações da assessoria de comunicação do MEC e SEB

Imagens: Reprodução MEC e SEB