MEC e UFMS lançam o Laboratório de Inovação à Educação Básica do Brasil

Na manhã de hoje (17), foi realizada a cerimônia de lançamento do Laboratório de Inovação à Educação Básica do Brasil (LabInova) na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O evento contou com a participação do secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo, e da vice-reitora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Ítavo, além de representantes da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), do Instituto Brasileiro de Museus(Ibram) e da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP).

O laboratório visa levar a inovação aos mais de 5.000 municípios através dos seus articuladores estaduais e municipais. “A parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul se mostra particularmente importante, pois é um trabalho de extremo impacto na educação nacional”, disse Rabelo.

O Secretário da Educação Básica ressaltou a importância da participação das Universidades nas atividades de pesquisa e extensão, em especial, no desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas, como as que serão realizadas no âmbito da parceria entre a UFMS e o MEC, dentro do programa de inovação educação conectada, que recentemente foi transformado em política de inovação educação conectada, lei 14.180/21.

A vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo, salientou que o projeto de levar a inovação aos articuladores estaduais e municipais é um trabalho desafiador, mas que a equipe técnica da universidade e sua rede de apoio têm capacidade de entregar um trabalho relevantíssimo para toda a educação básica.

Outras autoridades presentes comemoram a integração entre as universidades e o MEC, como a diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica do MEC, Ana Caroline, que falou da importância da inovação diretamente na Educação Básica e agradeceu a participação e engajamento de diversos personagens na construção do projeto do LabInova.

LabInova

O LabInova é um dos mecanismos do modelo de disseminação da cultura da inovação o qual busca o fortalecimento do Programa Inovação Educação Conectada (PIEC). Ele será um dos meios instrumentais para elaboração dos planos locais de inovação em municípios dos 26 Estados do país e no Distrito Federal.

Mais informações: www.labinova.ufms.br

Texto: Assessoria de Comunicação/RBCIP

Fotos: Isabela De Paula