Matrículas no período especial de Verão terminam hoje

Nem todos os cursos oferecem disciplinas neste período, portanto, em caso de dúvidas os estudantes devem entrar em contato com o coordenador do curso

Nesta sexta-feira (3), termina o prazo para os estudantes realizarem a matrícula on-line para o período especial de Verão, pelo endereço: siscad.ufms.br. O Período Letivo de Verão da Graduação – 2019/2 começa no dia 6 de janeiro e segue até o dia 30 de janeiro de 2020. São 167 disciplinas oferecidas em 22 Unidades da UFMS.

“O principal objetivo da oferta de disciplinas no período especial de Verão é proporcionar aos estudantes a oportunidade de concluir uma disciplina em um tempo menor. Além disso, as disciplinas podem ser pré-requisitos das que serão realizadas no primeiro semestre de 2020”, explica o chefe da Coordenadoria de Administração Acadêmica, Cristiano Argemon Costa Vieira. “Cursar uma disciplina no período de Verão também permite a alunos consigam cumprir os créditos que faltam para concluir o curso ainda no fim de janeiro, sem ter que precisar cursar a mesma durante todo o primeiro semestre e concluir o curso apenas no meio do ano”, destacou Argemon.

A partir deste período, temos três grandes novidades:

1 – Vaga livre de frequência: O estudante pode matricular-se em uma “vaga livre de frequência”. Estudantes matriculados neste tipo de vaga não precisam assistir às aulas devendo apenas realizar as avaliações, definidas pelo professor. As avaliações deverão ser realizadas com os outros estudantes da disciplina. Para matricular-se em “Vaga livre de frequência” o estudante deve ter cursado a disciplina e registrado frequência igual ou superior a 75% e ter sido reprovado por nota, com média de aproveitamento igual ou superior 4,0.

2 – Remanejamento de Turma: Caso a disciplina seja oferecida com mais de uma turma, o estudante pode optar em ser ou não ser remanejado para outra turma automaticamente pelo sistema, caso não consiga a vaga na turma que selecionou. Se optar por não ser remanejado automaticamente e não conseguir a vaga na turma que solicitou, ficará sem a vaga.

3 – Visualização do local da aula: O Siscad está integrado ao Sistema de Agendamento, dessa forma, o estudante pode visualizar o local onde as aulas da disciplina serão ministradas. Esta é uma ótima funcionalidade para estudantes que têm aulas em diferentes unidades. O estudante pode calcular o tempo que levará entre uma unidade e outra para assistir às aulas.

Calendário

Além do período de Verão, é possível consultar outras atividades no Calendário Acadêmico do ano letivo de 2020. “O Calendário Acadêmico congrega todas as atividades da graduação e da pós-graduação e traz as principais datas para os acadêmicos. Ressalto a importância do período de renovação de matrículas para os alunos da graduação e, também, a realização de dois importantes eventos para a comunidade acadêmica: o Integra 2020 e a Semana de Desenvolvimento Profissional”, destacou o pró-reitor de Graduação, Ruy Caetano.

No mês de dezembro de 2020, de acordo com o Calendário, também serão realizadas todas as cerimônias de Colação de Grau da Cidade Universitária. Para acessar o Calendário, basta clicar aqui.

Texto: JC Costa/Vanessa Amin