Mapas produzidos pela equipe de pesquisadores e acadêmicos de iniciação científica do projeto “Análise espacial dos casos de covid-19 em Corumbá-Ladário” estão sendo utilizados em salas de aula de escolas públicas de Corumbá para ensinar Matemática e Física.
“O Curso de Geografia do Campus do Pantanal, por ser licenciatura, contribui há mais de 36 anos com a formação de professores para os municípios de Corumbá e Ladário. E, apesar da pandemia, que dificulta os estágios supervisionados presenciais, ainda sim, o que se é produzido pelos acadêmicos/as do curso em termos de materiais de pesquisa como artigos, mapas etc., chega na sala de aula do ensino básico fundamental”, explica a professora Elisa Pinheiro de Freitas, coordenadora do projeto no Cpan.
Esse bom relacionamento é reforçado pelo fato de o curso de Geografia manter contato permanente com egressos do curso e que atuam na rede pública de ensino. “E toda atividade de extensão do curso conta com apoio e participação das escolas locais. Todas essas ações estão em consonância com o projeto pedagógico do curso de Geografia”, completa a professora.
As atividades propostas na modalidade de ensino remoto pelas escolas do ensino básico de Corumbá e Ladário ficam disponibilizadas nos sites das secretarias municipal de educação.
“Então chamou a atenção o fato de que os professores de Física e de Matemática da Escola Estadual João de Barros tenham feito uso de um mapa que traz a quantidade total dos casos de covid-19 distribuídas por bairro e, a partir dessas informações, a atividade proposta solicita que os estudantes façam o gráfico de pizza para saber como se dá o crescimento exponencial da curva de casos; em quais bairros tem mais e menos casos etc. Então, percebe-se que a partir da produção básica de conhecimento desenvolvida pelos universitários, divulgada diariamente no boletim epidemiológico, pode ser apropriada pela sociedade local, gerando novos saberes e conhecimento”, avalia Elisa.
Para a coordenadora, isso mostra a importância que tem a universidade pública, que por meio do apoio a pesquisa, inovação e ensino, faz a diferença para as sociedades onde ela está presente e também mostra que a sociedade tem confiança no conhecimento produzido pelos docentes e discentes da universidade.
“Vemos a importância da extensão e como ela impacta positivamente na produção de saberes e conhecimentos, mesmo num contexto de pandemia”, finaliza.
Desde março o projeto oferta às autoridades públicas municipais de Corumbá e Ladário produtos cartográficos que mostrem, espacialmente, a concentração dos casos de Covid-19 na região, bem como a dispersão da doença no sítio urbano.
Texto: Paula Pimenta
